Não há dúvida de que a comida é uma das protagonistas do Natal, e na maioria das casas estes dias são sinónimo de mesa farta, com muitos pratos na mesa desde as entradas, os pratos ao jantar e almoço, até aos bolos e doces. E quase de certeza existe sempre mais comida do que pessoas...
Mas, quando termina o Natal, fica muitas vezes a sensação de ter cozinhado demais e de desperdício, graças às sobras que nos enchem o frigorífico e o congelador, com as quais às vezes nem sabemos o que fazer com elas.
Bastam pequenas mudanças de comportamento e hábitos, que não só podem reduzir o desperdício, como o impacto ambiental, e também poupar dinheiro no seu orçamento familiar.
Planear o menu e fazer uma lista de compras
Primeiro, é importante conhecer os gostos de toda a gente e assim evitar a confecção de comida que a maioria não gosta, porque se a comida for do agrado de todos, vai existir menos desperdício.
A seguir, fazer um inventário de produtos que já tens em casa antes de ires às compras.
Por fim, é importante fazer a lista de compras já que vai ajudar a comprar apenas os alimentos necessários. E já sabem, nunca fazer compras com fome!
Não cozinhar em excesso
Uma das maiores causas de desperdício alimentar no Natal é cozinhar comida em excesso. Muitos convidados acabam por deixar comida no prato ou não conseguem provar tudo o que está na mesa e a noite acaba com comida desperdiçada, perda de tempo e perda de dinheiro.
Liberta espaço no frigorífico
Na semana antes do Natal, liberta espaço no frigorífico e no congelador para conservares toda a comida que possa sobrar nos dias 24 e 25.
Usa o congelador
É hora de aproveitar as sobras! E uma das melhores formas de o fazer é congelá-las: alguns alimentos vais querer conservar no frigorífico ou congelador, outros até na despensa se fores consumi-los nos dias seguintes, mas a maioria pode ser congelada para durar mais tempo.
Podem congelar desde os queijos, pratos de carne e peixe, frutos secos, e até os tradicionais bolos rei e rainha.
Dica: se os alimentos forem congelados em porções mais pequenas, é mais fácil de reaquecer.
Aproveita as sobras
Caso exista essa possibilidade os convidados podem levar sobras de comida para as suas casas; ou oferecer aos vizinhos... há sempre espaço para provar mais uma sobremesa!
Talvez não seja possível congelar todas as sobras, então é o momento de aproveitar as sobras e criar novas receitas: com o bacalhau podemos fazer pastéis ou pataniscas, borrego ou peru para hambúrgueres, croquetes ou massas, as couves para sopas, esparregados ou salteados, basta usar a imaginação e os ingredientes que estão disponíveis.
Sem comentários:
Enviar um comentário