08 outubro, 2024

Aqui Há Peixe

Um restaurante despretensioso e acolhedor, alegre e cheio de luz, onde o protagonismo vai para o peixe fresco, sobretudo o peixe grelhado. Sentar-se à mesa do “Aqui à Peixe”, um dos últimos restaurantes tradicionais no Chiado, é como dar um mergulho no mar em pleno coração de Lisboa, e comer o melhor peixe fresco todos os dias desde um belo robalo ou pregado na grelha, ou provar outras especialidades como um Arroz Negro de choco com Maionese de Açafrão ou uma Picanha de Tamboril, as Gambas à Chef Miguel ou as Lulinhas salteadas com alho e coentros. 
E se for com tempo, além de encontrar o mar em Lisboa, também vai encontrar anfitriões maravilhosos que se demoram nas mesas, que não se recusam a dois dedos de conversa e o fazem sentir-se em casa.


Aos 62 anos, Miguel Reino dispensa apresentações no mundo da cozinha tradicional portuguesa. Aos 16 anos, viveu a sua primeira aventura na cozinha, e nos anos 80, no Rio de Janeiro, fez um curso de hotelaria e trabalhou com grandes nomes de chefs internacionais como Gaston Lenôtre ou Claude Troigros. Aos 23, abre o seu primeiro restaurante em Búzios, o “Adamastor”. No final dos anos 80 volta para Portugal, onde durante quatro anos trabalha com o seu irmão Gigi no restaurante da Quinta do Lago e no Flor da Várzea em Sintra, depois disso abriu a “Picanha” na Rua das Janelas Verdes e finalmente nos anos 90 abriu o Aqui Há Peixe na Praia Do Pego, o espaço que lhe trouxe mais notoriedade. Há 15 anos, instalaram-se no Chiado, no coração da capital, para provar que o melhor peixe também se pode comer no centro da cidade, sem vista mar com muito sabor marinho.


Para começar, pedimos duas das entradas mais populares da ementa:  Gambas à Chef Miguel ou as Lulinhas salteadas com alho e coentros. As gambas, uma versão do chef das gambas à la guilho com alho e pimento, e o resultado é um camarão suculento com molho tentador (claro que não resistimos a molhar o pão!); e as lulinhas salteadas, aromáticas e cozinhadas na perfeição, uma deliciosa surpresa. 


Como prato principal, escolhemos o protagonista da ementa: peixe grelhado, mais precisamente o Robalho grelhado, que vem acompanhado com legumes ao vapor e batata assada.
Peixe fresco e suculento, grelhado na perfeição; os legumes ainda levemente al dente e a batata que complementam na perfeição o robalo.



Já as sobremesas, ficam a cargo de Mafalda Reino, mulher de Miguel, sendo que algumas são uma homenagem às receitas doces da família. Existe uma ementa de sobremesas, mas diariamente temos uma "Surpresa", a sobremesa do dia, que pode ser desde uma Mousse de Chocolate com azeite e sem açúcar, Pavlova ou Toucinho do Céu.
Na ementa, escolhe-se entre Encharcada de ovos, Bolo de chocolate, Mousse de maracujá, Figos em calda, entre outras sobremesas igualmente tentadoras, mas não posso deixar de destacar os Figos em calda com gelo de Baunilha e o Toucinho do Céu.


Sem comentários:

Enviar um comentário