O Tapa Bucho conta com mais de 10 anos de história: nasceu para o mundo em 2012 e, em 2018, lançou o espaço atual num conceito Gastrobar. À mesa encontramos sabores gastronómicos de uma cozinha descontraída e que promove a partilha de bons momentos, e o ponto forte continuam a ser os petiscos, mas com o conceito de beber um copo, comer qualquer coisa depois e ir ficando, até porque na carta de bebidas temos cocktails e uma vasta selecção de vinhos.
Com dois pisos, uma esplanada e um logradouro, o Tapa Bucho Gastrobar tem uma decoração moderna, onde predominam a madeira e cores vivas contribuindo assim para um ambiente descontraído e agradável.
Na carta, podemos encontrar desde as tradicionais tábuas de queijos e enchidos, croquetes de diversos sabores, carnes grelhadas, ovos rotos, arroz de polvo, assim como opções vegetarianas e muito criativas. Começamos então com o Hummus, servido com 2 sabores diferentes, tive oportunidade de provar o de lentilhas e o de goiaba, uma combinação invulgar, um hummus mais suave e levemente doce, que recomendo vivamente a experimentarem!
Seguimos para duas opções que são fantásticas para partilhar.
Os croquetes que podemos encontrar 4 versões: presunto, calamar, alheira e rabo de boi, o difícil é mesmo escolher, pois são divinais! E não menos deliciosos são os tacos, disponíveis com Atum, maionese lima e chili, e com Rabo de Boi, com pickles caseiros, em ambos os casos é notória a atenção ao uso de ingredientes frescos, assim como a combinação de ingredientes que resulta em verdadeiras explosões de sabores!
Na carta de bebidas, encontramos uma vasta oferta de vinhos de todo o país, cocktails clássicos e originais, gin e whiskey, entre outros. Deixo o destaque para o Obsession, preparada com rum da Madeira, maracujá e aperol.
Um dos meus pratos preferidos da noite, a par dos croquetes e dos tacos, foi a Tempura de Bacalhau. Bacalhau cozinhado na perfeição, envolvido num polme suave que resulta num fritura delicada com o bacalhau a lascar, acompanha com molho aioli e flor de coentros.
Para os apreciadores de katsu, recomendo o Frango Katsu, prato inspirado na gastronomia japonesa, aqui servido com molho de tomate assado e parmesão.
Para os vegetarianos recomendo Portobello, cogumelo portobello servido com molho ponzu e ovo a baixa temperatura; Trigo Sarraceno, com cogumelos, puré abóbora, espargos e parmesão; e Couve-flor duas texturas, em puré e marinada com molho ponzu e creme alho.
E terminamos com duas sobremesas incríveis, um tradicional Creme Catalan e Tarte de Limão.
O creme catalan, uma sobremesa tradicional com twist servida com mousse de queijo de cabra crumble de shiitake, é leve e cremoso; já a tarte de limão é merengada e acompanhada com biscoito salgado, é perfeita para os mais gulosos.
Fiquei a babar para as imagens.
ResponderEliminarOnde é esse restaurante? Adoro tapas.
Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2024/06/doce-de-banana-e-maca.html
Fica no Bairro Alto
Eliminar