Copo, cone ou pauzinho, gelados combinam com Verão! Dos sabores mais frescos de fruta, como o morango, a manga, o limão ou a framboesa, aos sabores mais clássicos, como pistáchio, chocolate negro ou avelã, o céu é o limite no mundo dos gelados (ou gelatos, já que são cada vez mais as gelatarias italianas por Lisboa). E por serem tantas e tão boas, deixo-vos as minhas 7 preferidas... mas na dúvida, é experimentarem todas!
Nannarella
Fundada em 2013, a gelateria Nannarella, uma Geladaria Tradicional Italiana com fabrico próprio, localizada bem no centro de Lisboa, junto ao Palácio de São Bento. Oferece os sabores clássicos da tradição italiana, acompanhados de algumas novidades, inspiradas nas tradições gastronómicas regionais de Itália e Portugal.
Em 2016 começa a colaboração com o El Corte Inglés, que leva a presença da gelateria Nannarella no Gourmet Experience, no 7º andar do El Corte Inglés em Lisboa, ao lado dos melhores chefs do país.
Davvero
Especialista em gelados artesanais italianos, a Gelato Davvero em 2015.
A confeção é baseada em receitas e técnicas centenárias, na melhor tradição das gelatarias de Roma, e no seu fabrico são usados apenas os melhores ingredientes, quer de origem italiana, portuguesa ou de outras partes do mundo. Do laboratório de produção artesanal saem desde os sabores clássicos a paladares inovadores. A tradição de Roma está presente até no modo de servir, com espátula e natas batidas em cima.
Amorino
As gelatarias Amorino destacam-se pelos gelados cremosos servidos em forma de flor, sem corantes e feitos com leite e ovos biológicos. E também está disponível uma vasta gama de bebidas frias e quentes perfeitas para qualquer altura do ano.
Santini
Com mais de 70 anos de história, a Santini é uma das geladarias mais antigas do país e uma verdadeira instituição entre os que adoram gelados. Estão disponíveis diversos sabores, e regularmente são lançados sabores sazonais como cereja do Fundão, sempre feitos com produtos frescos e naturais e sem aditivos.Nivà
A Nivà foi a primeira cremeria italiana em Portugal, serve um gelado artesanal com consistência de mousse gelada. Situada no coração do Príncipe Real, a loja é o quinto espaço da família Rivolta, a carta é variada e promete mudar a oferta com regularidade com sabores sazonais.
Hey Mate
Aqui os gelados comem-se em formato de rolinho. A moda é relativamente recente por cá, mas já faz sucesso, em grande parte graças à preparação feita ao momento, numa chapa fria. Existem diversos sabores disponíveis, muito gulosos como Pastel de Nata, Bola de Berlim e Bombocas, mas durante o Verão surgem as edições limitadas com sabores mais refrescantes.
A Veneziana
Com um nome que remonta a 1936 e se cruza com a história do italiano De Luca Giovanni, que haveria de dedicar-se ao comércio de gelados na capital portuguesa. Nos primeiros anos, a venda era feita em carrinhos ambulantes, que são ainda hoje parte da decoração da loja, e abriram fábrica na Avenida de Berna, onde continuam a perdurar as receitas originais de gelado feito com ingredientes 100% naturais. Além de gelados de copo e em cone, esta gelataria é famosa pela cassata, pelo gelado de marrasquino e pelos gelados de taça.
Sem comentários:
Enviar um comentário