27 julho, 2023

Pink é a cor do momento

O filme da boneca mais famosa do mundo é o hit deste verão, tendo superado um milhão de euros de bilheteira na estreia em Portugal, e não há melhor maneira de o celebrar do que com vinhos ou espirituosas inspirados… na vida cor-de-rosa da famosa ‘lady’!
Para desfrutar a solo, com amigas ou a acompanhar uma refeição ligeira, como pede o verão, a Vinalda sugere 5 vinhos rosés e 2 cocktails rosa.



Nicolas Feuillatte Champagne Réserve Exclusive

Champagne

Origem: Um blend harmonioso de 10% de Chardonnay, para a elegância e finesse; 45% de Pinot Noir, para dar estrutura e ficar mais ‘redondo’ e 45% de Meunier para o subtil caráter frutado e macio. Este Champagne repousou durante 2 a 3 anos em cave.

Prova: É um Champagne delicadamente matizado com uma explosão de sabores a frutos vermelhos de verão. Uma deliciosa mistura de groselha, mirtilo e notas de framboesa, combinadas com uma pitada de morangos Gariguette. Um Champagne refrescante e exuberante perfeito para beber no verão.



Terras de Mogadouro Reserva

Trás-os-Montes

Origem: Vinho elaborado com a casta Tinta Roriz, sendo o mosto logo separado das películas para garantir a cor suave rosa-salmão. Estagia 4 meses em barrica de carvalho francês.

Prova: tem cor casca de cebola delicada e aroma de frutos vermelhos com notas de flores secas. Na boca, apresenta boa estrutura, suavidade e surpreendente frescura. Harmoniza na perfeição com saladas e cogumelos selvagens, mas a sua versatilidade permite-o acompanhar também pratos de peixes brancos e sushi e até queijos fortes.


Gin 13 Framboesas Frescas

Alentejo

Origem: Um gin diferente produzido por António Cuco (destilador do Sharish Gin), também destilado em alambiques tradicionais portugueses, que apela à simbologia de ‘azar’ do Nº 13, transmitindo a mensagem de que a sorte se faz, daí chamar-se Gin 13 e ter 13 ingredientes, com destaque para as framboesas frescas que lhe conferem a icónica cor rosa.

Prova: É um gin com aroma vegetal e cítrico, com um final doce. - No palato é ligeiramente cítrico, com um final de boca frutado e floral, devido às framboesas. Para apreciar este gin deixamos a receita de um Gin Tónico simples: coloque num copo fresco 50ml de Gin 13 de Framboesas, adicione lentamente 200ml de água tónica, acrescente framboesas frescas, decore com um ramo de hortelã e delicie-se!



Quinta do Monte d'Oiro Reserva

Lisboa

Origem: É um vinho gastronómico, como todos os néctares desta quinta emblemática em Alenquer, do conhecido gastrónomo José Bento dos Santos, presidente da Academia Internacional de Gastronomia.

É biológico, elaborado com a casta francesa Syrah e estagia 6 meses em barricas de 500L usadas de carvalho francês, o que lhe confere mais estrutura e complexidade.

Prova: Cor rosa cintilante. Aroma arrebatador, com fruto glorioso, fresco e sedutor, notas fumadas da barrica e leve fundo vegetal. Prova de boca em crescendo, acidez vibrante e final muito longo, um rosé sofisticado e elegante

Marquês de Marialva Espumante Baga Bruto

Bairrada

Origem: É elaborado com a casta emblemática da região, a Baga, seguindo as indicações do reputado enólogo Osvaldo Amado.

Prova: Tem cor rosada bem definida e é cristalino, com bolha fina e persistente. Tem aroma a frutos vermelhos e a geleia, na boca é frutado, com frescura e uma mousse elegante e persistente. É excelente como aperitivo, para entradas e refeições leves.



Casa de Santar

Dão

Origem: Um vinho elaborado com a casta-bandeira de Portugal: a Touriga Nacional, que fermentou e estagiou 3 meses em barrica de carvalho francês de 2º uso.

Prova: Cor rosada definida, aroma intenso, complexo com ligeiras notas de frutos vermelhos frescos. Na boca é fresco, frutado, complexo e com longa persistência, sendo ótimo como aperitivo, com iguarias não muito condimentadas à base de peixes e carnes brancas ou vermelhas grelhadas.



Edinburgh Gin Rhubarb & Ginger Liqueur

Edinburgo

Origem: Um licor de Ruibarbo e Gengibre inspirado na colheita de fruta num dia de verão e que é um sucesso de vendas no Reino Unido. Tem por base o Edinburgh Gin Classic, com a erva-príncipe aromática e a lavanda a equilibrar o calor do gengibre e a doçura do ruibarbo para criar algo extraordinariamente surpreendente.

Prova: Com um aroma doce, altamente perfumado e cheio de ruibarbo no nariz, seguido de uma doçura brilhante e um toque afiado, equilibrado com um enorme sabor de citrinos no paladar. Resta um calor persistente do gengibre, doce e quente.

Um cocktail simples de fazer com este licor é o Rhubarb Mule: Encha a caneca com gelo picado, junte 50ml de licor de ruibarbo e gengibre, sumo de 1 lima e complete com ginger ale. Decore com hortelã fresca e um twist de lima. E aprecie!


Sem comentários:

Enviar um comentário