20 dezembro, 2018

Castelões Xmas Party

O Natal é uma época mágica, de memórias, de família e amigos e, essencialmente, de partilha! E o queijo Castelões incentiva à partilha de momentos, de refeições e petiscos, sempre à volta da mesa.
Nada une as pessoas como boa comida, e porque Natal deve ser uma época de partilha nada melhor do que juntar um grupo de amigos à volta da mesa... e foi isso mesmo que aconteceu na semana passada, recebi um grupo de amigos para um lanche descontraído de Natal onde pudemos preparar receitas simples e deliciosas com o queijo Castelões, perfeitas para receber quem mais gostamos e que agora partilho convosco.


19 dezembro, 2018

Crème brulée de flor de laranjeira

Hoje trago-vos uma das minhas sobremesas de eleição!
O crème brulée é bastante diferente do leite creme, não só por ser feito com natas ou uma mistura de leite e natas, mas também por ser cozinhado em banho maria no forno, o que lhe confere uma textura muito mais aveludada. Assim como várias sobremesas, é possível aromatizar e fazer e várias versões de crème brulée, como o Crème brulée de especiarias, Crème brulée de chocolate negro e laranja ou Crème brulée de chocolate branco e framboesas. A minha sugestão para a vossa mesa de Natal ou de Ano Novo é este requintado e perfumado Crème brulée de flor de laranjeira.


18 dezembro, 2018

Os 10 melhores restaurantes em 2018

Eu adoro comida!... Mais importante do que o acto de comer, é a descoberta de algo novo e uma experiência completa que me levam a querer conhecer novos pratos e restaurantes. 
Penso que uma boa parte das pessoas que lêem desse lado, tal como eu, procuram algo diferente quando vão a um restaurante: comida saborosa, com um bom atendimento e algo que torne essa experiência em algo único. E por isso, decidi reunir um conjunto de 10 restaurantes que ao longo deste ano me surpreenderam e superaram as expectativas!



Yakuza First Floor
No coração de Lisboa, entre o Largo do Rato e o Príncipe Real onde anteriormente se encontrava a Real Fábrica das Sedas, o Yakuza First Floor conta uma decoração sofisticada e apresenta uma ementa criativa e excepcional que conta com os sabores mais tradicionais aos reinventados e exóticos. Tudo é pensado para seja uma experiência única... estamos perante um dos melhores restaurantes de Lisboa!

14 dezembro, 2018

Brunch no Clube Lisboeta

O Clube Lisboeta, localizado no Príncipe Real, serve pequeno-almoço, brunch ou jantar com pratos de Portugal, Brasil, Grécia e Tailândia, assim é a viagem através da comida que podemos fazer sem sair de Lisboa.
Os apreciadores de brunch não vão ficar desiludidos, já que estão disponíveis duas opções muito completas e igualmente deliciosas, e a melhor parte é que aqui podem provar o brunch todos os dias até às 17h. 


13 dezembro, 2018

Tarte de Abóbora e Buttercream de Canela

Seja redonda ou alongada, amarela ou laranja, a abóbora é um ingrediente bastante versátil que pode ser usado em receitas de sopas, cozidos, compotas, purés, massas ou doces tradicionais. E desde que me lembro que a minha avó e a minha mãe fazem filhós de abóbora pelo Natal, sinceramente poderia não ter mais nada à mesa mas desde que tivesse filhós já ficaria muito feliz.
Para este Natal, decidi experimentar algo diferente... e porque não uma tarte de abóbora? O sabor da abóbora combinado com a delicadeza da baunilha e a riqueza das especiarias como canela e noz-moscada, faz desta tarte cremosa uma sobremesa perfeita para a mesa de Natal.


12 dezembro, 2018

Compota de abóbora, baunilha e noz

Uma das coisas que mais gosto de fazer na cozinha nesta época do ano são compotas.
Adoro os vários aromas que se espalham pela cozinha, são uma óptima forma de aproveitarmos o excedente de legumes ou fruta, e são tão versáteis que tanto podem ser doces como salgadas, podem acompanhar bolos ou gelados, tartes ou folhados, carnes grelhadas ou assadas, e claro também são um óptimo presente de Natal!
A compota de abóbora é provavelmente uma das mais tradicionais, deliciosa por si só também combina lindamente com queijo (quem nunca provou acompanhado por requeijão?), para esta época natalícia decidi fazer uma versão um pouco diferente em que conjuguei abóbora, nozes e baunilha, é uma compota mais rica e perfumada, perfeita para momentos especiais.


11 dezembro, 2018

Za'atar

Chama-se Za'atar o novo restaurante de cozinha libanesa, situado na Rua de São Paulo no Cais do Sodré. Numa parceria entre o chef José Avillez e o chef Joe Barza nasceu este restaurante que nos leva numa viagem única exótica, cheia de aromas e sabores do Líbano, com um toque de modernidade, em que se recebe os convidados calorosamente, com uma mesa rica e cheia de cor.
E embora a minha paixão por especiarias me possa fazer parecer suspeita, tenho de concordar com aquilo que foi escrito numa das paredes do restaurante “A vida é sempre melhor com uma pitada de za’atar”.


06 dezembro, 2018

Dinner Time Story

Dinner Time Story, conceito inovador que junta projecções 3D inspiradas nas aventuras de Marco Polo, chegou a Portugal em parceria com a Laurent Pierrier, marca de champanhe distribuída nacionalmente pela Viborel. Le Petit Chef será o anfitrião deste novo conceito criativo, que terá lugar no restaurante Pintas em Santos.
Durante cerca de duas horas, o projectado Le Petit Chef, o chef mais pequeno do mundo, leva-nos por uma viagem gastronómica única pelas regiões visitadas pelo lendário viajante, desde o Continente Europeu até ao Extremo Oriente, enquanto percorria a rota da seda, cozinhando um dos seis pratos do menu num espectáculo único, que depois pode saborear.


05 dezembro, 2018

Presentes de Natal para comer

Com o Natal a aproximar-se está na altura de se começar a pensar nas prendas, nas receitas e não só...
Nem sempre tenho tempo ou disponibilidade mas quando posso tenho preparar cabazes de natal, são sempre um sucesso, não só pelo que incluímos nos cabazes, mas porque as pessoas dão valor ao facto de ser uma prenda personalizada e feita por nós. A ideia de oferecer cabazes de Natal, pelo menos no que para mim faz sentido, é o facto de oferecer algo único e personalizado. Quanto à poupança, tudo depende daquilo que decidam preparar... porque se somarem o tempo e deslocação para as compras, o tempo de preparação das receitas, bem como todos os gastos inerentes, podem não ser assim tão em conta.
Uma boa ideia também é fazerem cabazes diferentes, por exemplo: aquela amiga que adora fazer bolos podem oferecer um cabaz com açúcar aromatizado, chocolate, decoração para bolos, uma espátula e uma forma para bolos; ou aquele tio que adora fazer petiscos podes oferecer uma manteiga aromatizada, sal aromatizado, mistura de especiarias e um bom vinho para acompanhar.




Presentes caseiros
Bombons 
Doces e compotas 
Licor 
Manteiga aromatizada 
coentros, garam masala, pimenta rosa ou outras ervas aromáticas 
Temperos 
Granola 
Açúcar aromatizado
com raspa de limão, raspa de laranja, vagem de baunilha, etc
Outras sugestões caseiras
 azeite aromatizado, bolachas decoradas, fudge, mistura de especiarias, pickles

Sugestões para complementar
Queijos
 Vinho ou Espumante
 Chá ou Café
 Conservas gourmet
Frutos secos

Material para decorar
Papel de embrulho
Papel tipo celofane
Frascos
Fitas
Cartões ou etiquetas



04 dezembro, 2018

Otto

Junto ao Mercado da Ribeira, no Cais do Sodré, encontramos uma séria de novos restaurantes das mais variadas influências como o Otto, cuja especialidade são as pizzas feitas em forno a lenha, mas onde também podemos encontrar outros pratos tradicionais como risottos ou massas que levam um pouco numa viagem até Itália.
Um espaço com ambiente descontraído, mas com decoração cuidada e serviço atento, ideal para beber um copo ao final do dia e reunir os amigos à mesa.


29 novembro, 2018

Ovos shakshuka com salsichas

Para mim, brunch tem de ter ovos! Podem ser mexidos, fritos, benedict, frittata...
Os ovos shakshuka são uma receita com origem no norte de África e muito popular por todo o Médio Oriente, uma espécie de ratatouille com ovos, tem como ingredientes principais tomate, cebola, pimentos e algumas especiarias, mas existem muitas variações e podem adicionar outros legumes como batata ou beringela, bem como queijo ou salsicha merguez. É servido ao pequeno-almoço, mas pode servido a outras refeições, é um prato nutritivo e muito reconfortante perfeito para partilhar.
Nesta versão, decidi adicionar salsicha merguez por ser uma salsicha com várias especiarias e levemente apimentada, mas podem optar por outro tipo de salsicha.


28 novembro, 2018

28.11.2009

Já se passarem 9 anos, mas parece que foi ontem!
Obrigada por continuares a ser o meu melhor amigo e por me fazeres tão feliz.



Bodas de Cerâmica ou Vime – A delicadeza e aparente fragilidade do vime se unem à força e estabilidade da cerâmica e simbolizam os 9 anos de união matrimonial.

27 novembro, 2018

Mediterrâneo - Sana Malhoa Hotel

Sabores mediterrâneos fazem jus ao nome do restaurante, mas com a presença da apurada gastronomia portuguesa. Esta é a receita do chef Vasco Sampaio, num espaço ao qual se juntam mais alguns ingredientes: fachadas em vidro que se estendem até ao tecto, uma esplanada para os dias de mais calor, decoração cuidada e contemporânea, e um atendimento irrepreensível. 
A nova carta aposta em ingredientes nacionais e internacionais, como o exemplo da batata-doce de Aljezur ou as algas wakame que resultam numa combinação de sabores surpreendente, sem esquecer opções para crianças e vegetarianos.


23 novembro, 2018

Este Oeste

O Este Oeste, que podemos encontrar no Centro Cultural de Belém de frente para o Tejo aposta na fusão entre a comida italiana e japonesa. 
Tanto pode ver o pizzaiolo a preparar as finas e deliciosas pizzas em forno de lenha, como o sushiman a preparar as os vários rolos de sushi ou os melhores pratos na teppan, a chapa japonesa. E ainda que possa parecer estranho um restaurante com pizzas e sushi, o resultado é uma aposta na cozinha de fusão com combinações improváveis.


22 novembro, 2018

Stir-fry de carne e brócolos

Para aqueles dias de semana muito preenchidos, a minha opção preferida quando chego a casa e tenho de preparar o jantar é fazer um rápido e delicioso stir-fry! É rápido e descomplicado, posso combinar diversos ingredientes e nunca se torna monótono. 
O essencial é ter os ingredientes arranjados e prontos a usar; depois é só dar largas à imaginação já que podem usar vários tipos de carne, peixe, camarão, fruta e frutos secos, e legumes variados. E se tiverem mesmo muito pouco tempo disponível, podem recorrer aos legumes congelados, dá imenso jeito e a perde de nutrientes é mínima. 
Podem até usar ingredientes que sobraram de outras receitas e assim dar-lhes uma nova "vida", depois é só acompanhar com arroz ou noodles.


21 novembro, 2018

Vinhos para todas as ocasiões

Para algumas pessoas organizar um jantar e receber amigos em casa é uma tarefa fácil, para outras é uma enorme dor de cabeça, principalmente se for um jantar ao domingo ou durante a semana... mas não é preciso desesperar! Tente planear com antecedência o que quer servir, escolha opções que sejam simples e rápidas de preparar (se possível até na véspera!). A palavra de ordem é simplificar, acima de tudo é um momento de convívio em que pode desfrutar da companhia dos que mais gosta.
Mas nenhuma refeição está completa sem um bom vinho! O LIDL aposta há vários anos nos vinhos portugueses, reunida sob a insígnia Casa do Vinho tem vindo a aumentar a exclusividade, oferta e qualidade dos seus vinhos, destaca-se o trabalho feito com vários enólogos e os prémios que vários vinhos exclusivos do LIDL têm conquistado. E porque a qualidade pode ser acessível a todos, a partir de 26 de Novembro começa uma nova Semana de Vinhos, onde podem encontrar os melhores vinhos para qualquer ocasião ao melhor preço! 


20 novembro, 2018

Refeitório do Senhor Abel

O Refeitório Senhor Abel ocupa, desde Dezembro, aquele que foi no século passado, o refeitório dos funcionários da antiga Sociedade Abel Pereira da Fonseca, fazendo assim jus a uma herança e respeitando as suas origens. 
Não se trata apenas de mais uma pizzaria igual a tantas outras... verdadeira inovação está mesmo nas pizzas, além da massa tradicional com uma fermentação de 36 a 48 horas, estão disponíveis várias massas diferentes e mais saudáveis, como 7 Cereais, Carvão Vegetal, Integral ou Curcuma ou Cânhamo, assim como pizzas sem glúten (sob reserva prévia), e mais recentemente as massas de Beterraba e Gengibre, Espinafres e Alfarroba.


16 novembro, 2018

Almoços de fim de semana no Peixola

Para quem procura o melhor e mais fresco peixe, receitas tradicionais com um “twist”, então Peixola é o nome a não esquecer. Localizado na Rua do Alecrim, o restaurante Peixola tem uma carta rica em pratos inovadores onde se destacam as mais diversas iguarias do mar, das ostras ao ceviche, passando pelo famoso bitoque de atum, a garoupa, o salmão, o polvo ou o camarão.
Passou recentemente a estar aberto aos almoços durante os fins de semana, com novas receitas do chef Vitor Hugo que assim dá asas à imaginação e propõe menus especiais, fora da carta, elaborados com o melhor peixe do mercado.


15 novembro, 2018

Nachos com carne

Eu adoro comida mexicana! 
Não consigo resistir à combinação de sabores frescos e picantes, o chilli reconfortante, os descontraídos burritos, os gulosos tacos, as divertidas margaritas, mas claro que a cozinha mexicana é muito mais que isto tudo. É também milho e feijão, totopos e tortillas, malaguetas das mais variadas cores, feitios e intensidades.
A receita de hoje é perfeita para receber os amigos em casa: é simples, muito saborosa, descontraída e o mais importante, ideal para partilhar!


14 novembro, 2018

Bolinhos de salmão e quinoa

Existem vários alimentos que gostamos mais ou são prácticos para cozinhar no dia a dia que usamos com mais frequência e que por falta de tempo ou imaginação acabamos por cozinhar da mesma maneira.
Para mim, o salmão é um desses casos... é simples e rápido de preparar, e acabo por fazer sempre o mesmo estilo de receita, ora num estilo asiático com molho de soja, ora com um molho de mostarda e mel ou simplesmente grelhado. 
Desta vez, quis fazer algo diferente combinando o salmão com quinoa: uma espécie de bolinhos salgados (ou mini-hambúrgueres se preferirem!), simples, saborosos e muito nutritivos.


13 novembro, 2018

Juicy

O Juicy, localizado em plena baixa lisboeta, é um restaurante vegetariano e traz influências do Mediterrâneo e do Médio Oriente, biológico e sustentável, que procura combinar ingredientes de forma criativa. A aposta é nos produtos biológicos, frescos e sazonais, de produtores locais, não existe carne nem peixe, assim como não são utilizados conservantes ou açúcares refinados, além disso, não utilizam qualquer tipo de plástico e as embalagens disponíveis são biodegradáveis.
Um restaurante de comida saudável que não é aborrecida, pelo contrário é criativa e cheia de sabor!


09 novembro, 2018

Doca de Santo

A emblemática Doca de Santo, primeiro restaurante na Doca de Santo Amaro, e precursor de uma das mais bonitas zonas de restauração e lazer na cidade, foi renovado ao fim de 22 anos de existência. Reabriu recentemente com uma imagem mais contemporânea e descontraída, com um novo lounge no exterior, um bar de cocktails e uma nova carta que traz várias novidades sem esquecer os clássicos de sempre. Uma renovação de um dos oásis de Lisboa, perfeito para desligar da correria do dia-a-dia, graças a uma localização única.


08 novembro, 2018

Frittata de Salmão fumado

Adoro não ter horários ao fim de semana, dormir até mais tarde, e não ter de pensar muito nas refeições... Uma das minhas opções preferidas ao fim de semana é fazer uma frittata, uma refeição perfeita para quando se tem pouca vontade para cozinhar ou simplesmente se quer desfrutar ao máximo o tempo livre. 
Esta omelete ao estilo italiano é simples e muito versátil, pois podem usar imensos ingredientes diferentes como cogumelos, fiambre, queijo, legumes, entre muito outros e podem aproveitar ingredientes de outras receitas. A frittata de hoje combina salmão fumado com queijo feta e ervas aromáticas, é leve e deliciosa.


07 novembro, 2018

Hambúrguer de frango ao estilo grego

Já tinha saudades de um bom hambúrguer caseiro! 
A grande vantagem dos hambúrgueres caseiros é a versatilidade: podem fazer hambúrgueres com imensos ingredientes diferentes como um tradicional bacon cheeseburguer, salmãofeijão preto, grão e quinoa, com especiarias indianas, e combinar inúmeros ingredientes que vão tornar a vossa receita única e deliciosa.
A receita de hoje é de frango, tem influência grega que combina queijo feta com a frescura do molho de iogurte, é uma receita simples, práctica e deliciosa!


06 novembro, 2018

Cantina Peruana

A Cantina Peruana e o Pisco Bar Lisboa de Diego Muñoz decidiram mudar-se do primeiro piso do Bairro do Avillez para a Rua de São Paulo, em Lisboa. 
Numa parceria com o Grupo José Avillez, a nova Cantina Peruana recria o ambiente informal, descontraído e boémio das típicas cantinas de Lima. Com uma carta diversificada e cheia de sabor que continua a basear-se numa cozinha peruana contemporânea e convida a uma viagem gastronómica através das múltiplas influências: andina, espanhola, africana, japonesa ou chinesa. À mesa, mantém-se o conceito de partilha, com doses mais generosas.


01 novembro, 2018

Polvo assado com chouriço

Chegou o frio e com ele chegam também as refeição mais quentes e reconfortantes.
Adoro polvo, embora às vezes falte tempo e imaginação são inúmeras as receitas que se podem fazer com polvo como o tradicional arroz de polvoà moda do Minho ou à lagareiro, sem esquecer a típica salada de polvo ou umas gulosas pataniscas.
A receita de hoje combina polvo, chouriço e ervas aromáticas, preparado no calor do forno, é uma receita simples e com imenso sabor, perfeita para os dias frios. 


31 outubro, 2018

Lulas estufadas

Existem sempre ingredientes que tenho de reserva no congelador e na despensa para quando não tenho muito tempo de cozinhar ou acontece algum imprevisto. Arroz, massa, vários tipos de legumes congelados, tomate em pedaços, peito de frango, bacalhau desfiado, lulas, entre outros.
As lulas demoram pouco tempo a cozinhar, podem ser prato principal ou petisco, e na realidade é um alimento bastante versátil, desde lulas estufadas ou guisadas, caldeirada de lulas, lulas salteadas, fritas ou grelhadas, ou até numa feijoada.


30 outubro, 2018

Mercantina Alvalade

A Mercantina dispensa apresentações, destacou-se por ter recebido a certificação da Associazione Verace Pizza Napoletana, entidade que distingue as melhores pizzas napolitanas a nível mundial.
O lema da casa é "cucina per amici", e é mesmo isso que este espaço pede: boa comida e boas conversas à mesa num ambiente descontraído. E para todos os que não resistem à deliciosa comida italiana, nos restaurantes Mercantina Alvalade e Chiado, encontram o menu de almoço disponível de segunda a sexta-feira, por 9,80€ inclui um prato principal, bebida e café. As sugestões mudam todos os dias e existem três opções, incluindo uma opção vegetariana.


26 outubro, 2018

Almoço de Domingo no Sheraton Lisboa

Para quem procura uma alternativa ao brunch de domingo, o restaurante Panorama no Sheraton Lisboa tem um novo almoço para toda a família.
Os domingos pedem almoços prolongados e sem pressas, entre família ou amigos, e neste grande almoço alia-se a comida tradicional e de conforto a uma das melhores vistas de Lisboa. O menu é generoso e inclui uma variada selecção de entradas, prato de peixe e de carne, e tentadoras sobremesas, isto tudo sem esquecer opções a pensar nos mais pequenos.


25 outubro, 2018

Espetadas de frango e legumes com molho teriyaki

Sempre que possível gosto de ser eu a fazer as minhas próprias pizzas, hambúrgueres e espetadas, nada contra os produtos já feitos até porque hoje em dia já existem de grande qualidade, mas sim porque desta forma posso fazer tudo de acordo com o meu gosto pessoal. Desde o tipo de carne, as especiarias e as ervas aromáticas, ou o tipo de legumes que coloco nas espetadas, posso personalizar cada passo.
As espetadas de hoje têm um toque oriental, quanto mais tempo marinar mais intenso será o seu sabor, podem substituir a carne por camarão ou tofu, e podem usar os legumes que mais gostarem como pimentos, tomate cereja, courgette ou cebola roxa.


24 outubro, 2018

Chow Mein de camarão

O chow mein é um dos pratos mais conhecidos da cozinha chinesa e popular um pouco por todo o mundo, cujo nome significa "nodles fritos".
É um prato simples de preparar, tendo várias versões consoante cada país, mas a sua versão mais conhecida é feita com noodles e frango. Pela sua simplicidade e rapidez pode ser preparado a qualquer dia da semana, podem substituir o frango por camarão ou tofu e vários legumes como cebola, cenoura, pimentos, ou rebentos de soja.



23 outubro, 2018

Jamie's Italian

A abertura do Jamie's Italian em Lisboa foi provavelmente uma das mais esperadas do ano, e sendo eu uma fã dos livros e programas do Jamie Olivier, para além de adorar comida italiana, não podia deixar de conhecer o restaurante.
O espaço abriu em plena praça do Príncipe Real, distribuído por 3 pisos o ambiente é descontraído e informal, na decoração destaca-se a madeira dando um toque rústico e acolhedor, na carta encontramos pratos clássicos italianos com um toque pessoal sem esquecer a introdução de produtos nacionais.


19 outubro, 2018

Boteco da Dri

Do Rio para a beira-rio, os sabores cariocas desembarcam em Lisboa, e até de madrugada há petiscos e refeições para partilhar no Boteco da Dri, um espaço que homenageia a mulher brasileira "mais linda e cheia de graça".
Sofisticado e descontraído, é o revisitar dos botecos cariocas, não só na sua cozinha mas em todo o ambiente de convívio que ali se vive; a carta traz o melhor dos sabores cariocas mas também as influências estrangeiras da gastronomia brasileira, como é o caso do strogonoff, oriundo da Rússia e chegado ao Brasil pela mão dos polacos, ou o falafel do Médio Oriente.



18 outubro, 2018

Gnocchi all'Amatriciana

Desde criança que me lembro de ir a restaurantes italianos, talvez por isso seja uma cozinha pela qual tenho tanta curiosidade e carinho. E um dos meus pratos favoritos, a par das massas e risottos, é gnocchi.
Sei que não é dos pratos mais populares por cá, até nos próprios restaurantes italianos não e fácil de encontrar, mas adoro o facto de ser um prato versátil, simples e muito reconfortante, com imenso sabor. A versão de hoje é preparada com molho amatriciana, um molho feito com bacon, tomate e queijo pecorino.


17 outubro, 2018

Tagliatelle do Mar

Sempre gostei da cozinha italiana, mas nos últimos anos dediquei-me mais a descobrir os sabores da Ásia, da Índia ou do México, mas confesso que a viagem deste ano a Roma veio despertar um novo interesse pela gastronomia italiana.
A receita de hoje é para mim daquelas que reúne o melhor de dois mundos: massa e marisco. Fiz uma pequena "batota", para facilitar e reduzir custos usei uma embalagem de mariscada, mas podem usar vários tipos de marisco a gosto e na quantidade que preferirem como camarão, amêijoa, mexilhão e berbigão.


16 outubro, 2018

ŌKAH

Existem restaurantes que não passam despercebidos, um dos exemplos mais recentes é o Ōkah um restaurante de inspiração asiática, no rooftop do edifício LACS, uma vista invejável e com uma estrutura feita a partir de contentores.
Não me canso de dizer que é possível viajar através da comida, e a carta do Ōkah leva-nos numa viagem pelos sabores da Ásia num registo contemporâneo e sofisticado, em que predominam as cores e os aromas das especiarias, ainda oferece um ambiente tranquilo e uma vista privilegiada sobre o Tejo.


12 outubro, 2018

10 anos dos Vinhos do Alentejo em Lisboa

A CVRA, Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, tem o prazer de o convidar para a 10ª edição “Vinhos do Alentejo em Lisboa”, um evento que desde 2009 aproxima produtores, consumidores, media e trade.
Durante o fim-de-semana estarão presentes no CCB um total de 75 produtores, com mais de 600 Vinhos do Alentejo em prova.
Na celebração desta 10ª edição e, tal como já aconteceu em edições passadas, os Vinhos do Alentejo pretendem destinar uma percentagem das receitas do valor das entradas a uma causa social, criando assim “Um copo de Alentejo, uma árvore”, em parceria com a Associação Plantar uma Árvore, para ajudar a reflorestar Portugal.



11 outubro, 2018

Escapadinha romântica em Évora

Quando pensamos em Évora, no coração do Alentejo, pensamos nos infindáveis campos, nas oliveiras e sobreiros a perder de vista, mas há muito mais para além disso. No coração do Alentejo, Évora é uma verdadeira cidade-museu, os vestígios e história do seu passado levaram o seu centro histórico a ser considerado pela UNESCO, como Património da Humanidade.
Pelo interior das muralhas medievais percorra as pitorescas ruas empedradas, descubra o templo de Diana, a famosa Praça do Giraldo, os palácios imponentes, as capelas e conventos, igrejas e a majestosa catedral gótica, é um destino de excelência para os amantes da beleza, da história, da gastronomia e da tranquilidade.


10 outubro, 2018

Sabores únicos no Convento do Espinheiro

Uma cozinha feita de amor, imaginação e arte, assim se define a cozinha do restaurante Divinus a cargo do chef Hugo Silva, no Convento do Espinheiro. Não pode faltar o Azeite de galega, a Carne do montado ou o Pão de Guadalupe, uma carta onde tradição e modernidade se fundem e transforma uma refeição num momento memorável.
Olive é o nome do novo restaurante que conta com uma carta dedicada à gastronomia italiana. Veio ocupar a antiga cozinha dos monges, e na carta destacam-se pizzas feitas em forno de lenha, bruschettas, focaccias, pastas e risottos.


09 outubro, 2018

Convento do Espinheiro

O Convento do Espinheiro, localiza-se a poucos minutos do centro histórico de Évora, é um hotel único e cujas paredes estão repletas de História, rasgos de modernidade e pormenores de requinte num hotel de luxo clássico.
Rodeado por 8 hectares de magníficos jardins é perfeito para que possa relaxar e desfrutar da paisagem alentejana, por entre o mobiliário secular, os tapetes trabalhados e candelabros elaborados, quadros de momentos históricos e azulejos artísticos, cada recanto capta a nossa atenção e transporta-nos numa viagem.



04 outubro, 2018

Pizza Diavola

É impossível não adorar pizza! Com vários queijos diferentes, com cogumelos, pepperoni, figos e presunto, presunto e rúcula, bacon e cogumelos, com molho pesto, legumes... as opções não têm fim!
A minha pizza preferida é a pizza de 4 queijos, para mim o queijo nunca é demais, já o Bruno prefere a pizza diavola com mozzarella e salame picante.
E é mesmo uma pizza diavola que vos trago hoje, podem fazer uma versão sem picante usando salame normal, e em algumas versões desta receita podem adicionar cebola roxa ou azeitonas.


03 outubro, 2018

Queijo marinado com tomate seco

Adoro queijo, por isso não é de admirar que use vários tipos de queijo nas minhas receitas... Seja uma tábua de queijos, uma salada fria, cogumelos recheados, gratinado com ervas aromáticas e mel, sempre que tenho convidados não pode faltar na mesa.
Uma forma simples de servir queijo é simplesmente mariná-lo, basta juntar queijo, ervas aromáticas e azeite num frasco, e voilá, pronto para a mesa! É tão rápido que pode ser feito no momento, mas se tiverem possibilidade de fazer algumas horas antes ou até no dia anterior, vão ver como fica ainda mais saboroso.


02 outubro, 2018

Têzero

Por toda a cidade de Lisboa abrem novos restaurantes uns atrás dos outros e Alvalade não é excepção, já que no último ano têm sido várias as novidades. Aliás, é nesta zona que se encontram alguns dos meus restaurantes preferidos como os italianos Mercantina e Pasta non Basta, o Prego da Peixaria ou o recente asiático Soão.
E sim, vocês bem sabem que eu gosto de experimentar restaurantes novos, e depois de ter lido tantos elogios ao Têzero era mesmo um restaurante que queria experimentar: o problema é que por muito acolhedor que seja um espaço ou que o atendimento seja atencioso, a qualidade e preparação dos pratos não convence nem surpreende.


28 setembro, 2018

Brunch Ohana by Naz

O brunch veio para ficar e eu confesso é um os meus programas de fim de semana preferidos, e claro gosto de experimentar vários brunches diferentes! Hoje em dia existem inúmeros tipos de brunch diferentes para todo o tipo de gostos: mais tradicional, com influências asiáticas, com comida típica portuguesa, vegetariano, adequado a intolerantes, e com tudo o que possam imaginar.
No Ohana by Naz encontramos um brunch vegetariano, onde não faltam os pães, ovos e pratos quentes, alguns com um toque de especiarias, com várias opções a pensar não só nos vegetarianos como em todos aqueles que gostam de experimentar pratos diferentes. 


27 setembro, 2018

Perca com legumes

Durante os meses mais quentes apetecem refeições mais leves e rápidas, assim como aumenta o consumo de peixe e marisco. Mas por muito que se goste de um bom peixe grelhado, por vezes é chato fazê-lo em casa por causa do fumo e do cheiro.
A alternativa é cozinhar ao vapor ou no forno, duas formas em que o peixe fica igualmente saboroso, pessoalmente prefiro no forno acompanhado com vários legumes e às vezes batata assada ou cozida, temperados com azeite, alho e coentros picados.
Nesta receita usei perca, um peixe de fácil digestão e muito completo do ponto do vista nutricional, mas podem fazer esta receita com salmão, robalo ou dourada.


26 setembro, 2018

Cogumelos Shitake à Bulhão Pato

Um dos ingredientes que mais gosto de usar nas minhas receitas são cogumelos... brancos, marrom, shitake, portobello por aí fora, ainda não provei um cogumelo que não gostasse! Basta uns cogumelos salteados com alho, em cima de uma fatia de pão tostado e um copo de vinho, e fico feliz.
E talvez porque os cogumelos combinam tão bem com alho e ervas aromáticas, são excelentes para usar numa versão de bulhão pato. Um petisco diferente, mas que não fica nada atrás do original, e podem ter a certeza que vão adorar.


25 setembro, 2018

Balcão de Henrique Sá Pessoa

Depois da visita ao Gourmet Experience no El Corte Inglés onde tive oportunidade de experimentar pratos dos vários espaços, decidimos voltar para conhecer melhor o restaurante Balcão do chef Henrique Sá Pessoa. Inspirado no ambiente das tabernas portuguesas e na sua atmosfera acolhedora e autêntica, agora recriados num formato contemporâneo, é uma homenagem à nossa cozinha e aos sabores tradicionais.
Para lá do balcão, o grande protagonista do espaço, há duas zonas de mesas, no interior e na zona de esplanada exterior. O menu é sazonal, com sabores fortes e tradicionais, as com um toque de criatividade.


21 setembro, 2018

Manteigaria Silva - Belém

A Manteigaria Silva é uma pérola do comércio tradicional lisboeta, conservando hoje muito dos elementos arquitectónicos da época da sua fundação. As origens documentadas desta loja emblemática perderam-se no tempo, mas sabe-se que tem mais de 125 anos de história.
A nova loja abriu no final de Julho em Belém, num espaço onde é possível comprar e degustar os mais variados queijos, presuntos, enchidos e vinhos. E até ao final de Setembro, podem contar com música ao vivo todas as sextas-feiras, o programa perfeito para terminar a semana.


20 setembro, 2018

Longroiva Hotel Rural

No Longroiva Hotel Rural conjuga-se o melhor de dois mundos: um local de charme e bom gosto em espaço rural e um complexo termal de excelência, criando um refúgio natural que convida a desligar-se do Mundo. 
Numa envolvente de paisagens naturais, por entre a bela paisagem respira-se tranquilidade e bem-estar, onde podemos cuidar do corpo e da mente; num ambiente intimista e acolhedor, e é um excelente ponto de partida para descobrir a região, a sua história e memórias.