21 dezembro, 2017

Crème brulée de abóbora e especiarias

Uma das minhas sobremesas preferidas é crème brulée, adoro a riqueza do açúcar, natas e ovos conjugados com a baunilha e a crosta que se forma ao queimar o açúcar.
Já fiz várias versões desta sobremesa desde Crème brulée de especiariasCrème brulée de chocolate negro e laranja ou o meu preferido Crème brulée de chocolate branco e framboesas, desta vez decidi fazer algo diferente e escolhi um ingrediente muito popular nesta época: abóbora.
Quer nesta época do ano, quer pelo Natal, a abóbora é um dos ingredientes que mais utilizamos e o resultado é uma sobremesa com sabor mais adequando à estação do ano, um aroma perfumado de especiarias e sem dúvida com um toque de requinte, perfeita para impressionar os convidados!



20 dezembro, 2017

Bolachas de Natal

O Natal já está mesmo a chegar a azáfama desta época já se faz sentir...
A receita de hoje, umas simples, aromáticas e muito apetecíveis bolachas de Natal, é mais uma sugestão de prenda comestível ou que podem ter na vossa mesa nesta quadra, tal como as sugestões anteriores de Trufas de tâmaras, cacau e especiarias, Compota de pêra e especiarias e Compota de cebola roxa e vinho do Porto.
Estas bolachas têm várias especiarias, são muito aromáticas e saborosas, depois podem decorá-las a gosto e colocar destaque na vossa mesa.


19 dezembro, 2017

Saikō - Estoril

Os restaurantes de sushi tornaram-se imensamente populares, do tradicional à fusão, e com o aparecimento do all you can eat a oferta banalizou-se... o restaurante Tamagoshi, na Parede, que era uma das poucas excepções nessa área, fechou. Mas apenas para dar lugar ao Saikō, agora localizado no Estoril junto ao Centro de Congressos, onde reúne tudo o que o restaurante anterior tinha de bom e muito mais!
O Saikō é um restaurante elegante e sofisticado, onde tudo está pensado ao pormenor desde a decoração, a luz e a loiça utilizada, onde o sushi de fusão apresentado é de enorme qualidade, criativo e original, com elementos que surpreendem e não encontramos em qualquer outro lado.


18 dezembro, 2017

Programas de Natal em Lisboa

Este ano não vou trago sugestões de prendas, mas sim sugestões de programas de Natal.
Os miúdos estão de férias ou simplesmente querem aproveitar a época natalícia de forma especial, pois existem programas para todos os gostos: espectáculos e concertos, video mapping, mercados e feiras, rodas gigantes e outras diversões, sem esquecer algumas sugestões gastronómicas muitos especiais.



A Parques de Sintra apresenta no Terreiro do Palácio Nacional de Queluz, de 14 a 23 de Dezembro, o video mapping “Oficina do Natal”, uma criação original e produção do ateliê Grandpa’s Lab. Com entrada livre, o espectáculo é composto por animações 3D e será projectado nas fachadas exteriores do monumento. Uma metáfora para o trabalho de conservação e recuperação executado pela Parques de Sintra no monumento nos últimos anos, o espectáculo visa ainda transmitir uma mensagem de consumo mais responsável nesta época do ano.
O espectáculo tem duração de 15 minutos, realiza-se de meia em meia hora, entre as 18h00 e as 22h30 e a entrada é livre. Mais informações sobre o espectáculo no site.

15 dezembro, 2017

Moules & Beer

Adoro experimentar restaurantes novos, mas confesso que também adoro regressar a um restaurante que não visito há algum tempo e perceber que aquilo que era bom não mudou e que ainda existem novidades deliciosas!
O Moules & Beer, em Campo de Ourique, é um desses casos e aqui combinam-se mexilhões de lamber os dedos com uma carta dedicada aos apreciadores de cerveja, num ambiente informal e descontraído, perfeito para reunir os amigos.


14 dezembro, 2017

Descobrir a Covilhã

Muito mais do que porta de entrada da Serra da Estrela, a Covilhã é uma cidade encantadora com um património, história e cultura únicos que merece ser conhecida.
Entre rios e serras, terra de pastores e da indústria da lã, as igrejas e capelas, os jardins e miradouros, ruas labirínticas, a arquitectura e casas históricas, a vista de cortar a respiração, a par da proximidade à serra e às Aldeias Históricas de Portugal, e sem esquecer a deliciosa gastronomia, fazem com que a visita a esta cidade seja obrigatória.
E se ainda assim precisarem de mais sugestões, podem sempre ver as sugestões de um dos roteiros criados pelo Puralã - Wool Valley Hotel Spa.


13 dezembro, 2017

Os sabores da Covilhã

A Covilhã é uma cidade convidativa só por si, com as suas ruas estreitas e recantos escondidos, miradouros e vista de cortar a respiração, mas o clima frio e a proximidade da montanha pedem uma gastronomia regional à altura.
O segredo é sem dúvida a qualidade dos produtos serranos, desde o queijo da serra, o azeite, o pão, passando pelos enchidos, entre outros, sem os quais as receitas como o Arroz de Carqueja, Pastel de Molho ou diversos licores, não teriam o mesmo sabor.
Deixo-vos um roteiro gastronómico de três restaurantes (Puralã Bar Bistro & Restaurante, Clube de Campo da Covilhã e Taberna A Laranjinha) onde podem apreciar as deliciosas iguarias da região! 


12 dezembro, 2017

Puralã - Wool Valley Hotel & Spa

Tal como em anos anteriores, aproveitámos o nosso aniversário de casamento para tirar alguns dias de férias e fazer uma escapadinha a dois. 
Puralã - Wool Valley Hotel & Spa, na cidade da Covilhã, é um elegante e moderno boutique hotel perfeito para quem procura viver uma experiência genuína, num ambiente descontraído e acolhedor, onde se respira a história de uma região fortemente marcada pela indústria da lã.
É um excelente ponto de partida para descobrir a cidade, a sua história e ruas labirínticas, a arquitectura e casas históricas, os miradouros e a vista de cortar a respiração, sem esquecer de degustar a rica e deliciosa gastronomia local.



08 dezembro, 2017

The George

Podemos encontrar o pub The George em plena baixa de Lisboa, na Rua do Crucifixo, mesmo pertinho do metro da Baixa-Chiado. Muito provavelmente um pub não é a primeira opção para jantar, mas foi este o local escolhido para um foodie meetup especial onde se conjugou o menu do restaurante com o pairing das cervejas Super Bock Selecção 1927.
O pub tem um ambiente acolhedor intimista e que tenta fugir da imagem de "pub tradicional", é realmente um espaço que apela ao convívio por largas horas.


07 dezembro, 2017

Compota de pêra e especiarias

Adoro comer fruta e talvez por isso me custe um pouco estar a usá-la para fazer doces e compotas, mas também é verdade que nada se iguala a uma compota caseira! E depois, sinto que há algo de especial em fazer compotas...
A mistura do açúcar e da fruta, o aroma das especiarias que enchem e a cozinha, e sabe tão bem ter uma compota caseira para barrar no pão ao pequeno-almoço ou lanche, rechear bolos, juntar a crepes, panquecas ou simplesmente ao iogurte.
Este é o meu tipo de compota preferida em que a fruta é combinada com as várias especiarias, o que a torna ainda mais rica e saborosa.


06 dezembro, 2017

Compota de cebola roxa e vinho do Porto

Uma das coisas que mais gosto de fazer na cozinha nesta época do ano são compotas.
Adoro os vários aromas que ficam pela cozinha, são uma óptima forma de aproveitarmos o excedente de legumes ou fruta, e são tão versáteis que tanto podem ser doces como salgadas, podem acompanhar bolos ou gelados, tartes ou folhados, carnes grelhadas ou assadas.
Esta compota de cebola roxa e vinho do Porto é perfeita para acompanhar vários petiscos e entradas, queijos variados ou até mesmo carne grelhada ou assada, por isso é uma óptima para ter na despensa quando recebe convidados ou oferecer aos apreciadores destes sabores.


05 dezembro, 2017

Os sabores do Alentejo no Convento do Espinheiro

Uma cozinha feita de amor, imaginação e arte, assim se define a carta da estação Outono/Inverno do restaurante Divinus, no Convento do Espinheiro. A nova carta já está disponível e reúne combinações obrigatórias num Alentejo histórico e pacato. 
Numa mesa tradicional de Évora não pode faltar o Azeite de galega, a Carne do montado ou o Pão de Guadalupe pelo que nesta nova carta encontra produtos simples e pratos tradicionais onde o gosto e o prazer de comer se fundem.
Numa carta em que tradição e extravagância se unem, embarque numa viagem gastronómica tradicional e de autor pelas mãos do chef Hugo Silva.


01 dezembro, 2017

Avenida SushiCafé

É certo que em Lisboa abundam os restaurantes japoneses, mas sem dúvida de o Avenida Sushi Café se destaca como um dos melhores.
Em pleno coração de Lisboa, é um espaço cosmopolita que alia sofisticação, requinte e comida japonesa. Dizem que as primeiras impressões são importantes e este restaurante impressiona pela arquitectura moderna e sofisticada, o staff atencioso e profissional contribui para um ambiente descontraído e acolhedor, possui uma carta bastante eclética onde podemos encontrar combinações mais tradicionais e mais improváveis que transparecem a atenção dada à diversidade de produtos.