27 julho, 2017

A tranquilidade do Alentejo

Quando pensamos no Alentejo, pensamos nos infindáveis campos, nas oliveiras e sobreiros a perder de vista, mas o Alentejo é muito mais que isso!
Alcáçovas é uma lindíssima freguesia pertencente ao concelho de Viana do Alentejo, uma região, plena de história, tradição e tranquilidade. E é também o destino ideal para procura explorar esta lindíssima região e partir à descoberta de Évora, Viana do Alentejo, Portel ou Alcácer do Sal ou simplesmente quem deseja aproveitar a tranquilidade dos dias longos e quentes, rodeado de natureza.


25 julho, 2017

Monte da Cabeça Gorda

Os planos para estas férias deste Verão eram simples: descansar o mais possível, sem confusões ou stress, nem horários.
O João e a Filipa, engenheiro oceanográfico e designer gráfica, depois de viverem como nómadas por esse mundo fora, decidiram investir tudo numa casa de campo para turismo rural, o Monte da Cabeça Gorda, e mudaram-se para Alcáçovas, onde fazem todos os seus hóspedes sentirem-se em casa. Numa região plena de história, tradição e tranquilidade, é uma excelente opção para quem procura apenas dias de descanso ou planeia partir à descoberta desta lindíssima região.


20 julho, 2017

Muffins de requeijão e tomate seco

Gosto imenso de usar tomate seco nas minhas receitas! Seja em palmiers salgados, num paté, gnocchi, massa ou risotto, gosto imenso de combinar com cogumelos seja simplesmente salteado ou em cogumelos recheados e combina lindamente com vários queijos.
A receita de hoje é feita a pensar num brunch, lanche, piquenique ou até mesmo para irem na marmita com uma salada para o trabalho. 
Estes muffins salgados são leves, saborosos e muito aromáticos, ideais para esta época mais quente do ano.


19 julho, 2017

Tagliatelle de cogumelos

A pasta tagliatelle é o prato tipico da região Emilia-Romagna de Itália, o berço das pastas, e distingue-se da pasta fettuccine por ser mais larga e fina.
Mesmo no Verão não resisto a bom risotto ou prato de massa, mas com sabores mais frescos e leves, como a receita que vos trago hoje. Já sabem que adoro cogumelos, mas se quiserem podem adicionar outros ingredientes a esta receita como tomate seco, espinafres, bacon ou espargos, outras ervas aromáticas ou limão.
Uma receita perfeita para quando não se sabe o que fazer ao almoço!


18 julho, 2017

Brunch no The Decadente

E quando não posso ter um pequeno-almoço de hotel o que é que gosto mais?! De experimentar um novo brunch, claro! Perfeito para aquele fim-de-semana preguiçoso, em que não apetece acordar cedo, mas ao mesmo tempo quebrar a rotina, e aproveitar para relaxar.
Em pleno Bairro Alto, mesmo ao lado do miradouro São Pedro de Alcântara, o The Decadente serve um brunch composto por pães e manteiga, sumo do dia, prato principal, iogurte com granola, waffle e café, não é um brunch buffet e embora à primeira vista a oferta pode parecer reduzida não me parece que alguém saia daqui com fome.


14 julho, 2017

Restaurante Divinus - Convento do Espinheiro

O restaurante Divinus, situado na antiga adega do Convento do Espinheiro, tem uma nova cor e estilo, com a chegada do Chef Hugo Silva. 
A nova carta oferece uma cozinha tradicional e de autor, onde podemos encontrar petiscos, como o camarão salteado com milho e maracujá, a cabeça de xara panada com gaspacho, a sopa de peixe da Costa Vicentina e as entradas de atum em crosta de sésamo e salada de abacate, ou escalope de foie gras e terrine com compota de maçã.
A cozinha da Divinus não exclui ninguém e os vegetarianos têm agora um menu de destaque, seja a extravagância de legumes grelhados e lascas de parmesão, ou a quiche de legumes em salada de coentros e hortelã, o cannellone de legumes em creme de tomate, ou o caril de tofu, são diversas as opções. Os amantes de peixe têm à disposição lombo de bacalhau com uma cevada de amêijoa, corvina em caldo de ostras e açorda de mar, risoto de camarão com robalo perfumado por poejo e funcho. E para os fãs de carne está disponível o dueto de porco com migada de batata-doce, o peito de galinha e couve com miga de foie gras, o lombo de borrego confitado e puré de ervilha e menta, o naco de vitela branca com legumes salteados e o lombo de novilho maturado.
E como nenhuma refeição fica completa sem sobremesa, a nova carta desperta os mais doces sentidos, com um delicioso tártaro de morango perfumado com manjericão, um cremoso de requeijão com gelado de moscatel, ou um chocolate de S. Tomé com recheio de framboesa.


13 julho, 2017

Stir-fry de frango teriyaki

Vocês sabem como adoro a cozinha asiática e em especial stir-fry. Este tipo de pratos são simples e prácticos, muito saborosos, versáteis e recheados de cor, perfeitos para qualquer dia da semana.
Podem usar qualquer tipo de carne, camarão ou peixe, tofu e imensa variedade de legumes desde cebola, alho, gengibre, pimentos, cenoura, courgette, ervilhas, brócolos, até mesmo fruta... basicamente, é irem até ao frigorífico e verem o que têm disponível! 
Nesta receita decidi experimentar um novo molho teriyaki com alho tostado, tem um sabor mais complexo é perfeito para grelhados e todo o tipo de stir-fry, e assim mesmo nos dias mais complicado nem precisa de deixar marinar.


12 julho, 2017

Risotto risi e bisi

Risi e Bisi (arroz e ervilhas) é um prato típico italiano da região de Veneza, não se trata de um risotto mas sim de uma sopa com arroz bastante cremoso, é um prato primaveril e tradicionalmente é servido a 25 de Abril, durante o Festival de S. Marcos, como parte da celebração.
Por uma questão de gosto pessoal optei por fazer a receita numa versão de risotto, tem poucos ingredientes e muito simples de preparar, o resultado é um risotto muito leve e fresco, mas ainda assim reconfortante q.b.
Para a versão mais tradicional devem adicionar mais líquido.


11 julho, 2017

Populi

A celebrar cinco anos, o restaurante de cozinha mediterrânica Populi, arranca com uma nova carta que reflecte riqueza e provocação gastronómica, com experiências tão exóticas como carpaccio de novilho em forma de sushi, carré de borrego com couscous e gengibre ou clafoutis de ginja de Óbidos.
Com uma esplanada perfeita para os dias de Verão, em pleno Terreiro do Paço e com uma vista privilegiada para o rio Tejo, a nova carta tem uma área a pensar nos amantes de marisco, pratos clássicos como caldeirada de bacalhau, bacalhau confitado ou as cataplanas, o que o torna ideal para um almoço de Verão ou para um encontro de amigos e petiscos.


07 julho, 2017

Sugestões de Verão em Lisboa

Um piquenique de luxo, novos sabores de gelados, street food markets, concertos gratuitos, museus gratuitos todos os domingos ou actividades a pensar nos mais pequenos, existem actividades a pensar em todos e por isso se estão por Lisboa durante a altura do Verão, seja de férias ou simplesmente durante uma escapadinha de fim de semana, aqui estão várias sugestões a não perder!



O Sofitel Lisbon Liberdade apresenta o Picnic de verão uma tentadora proposta para ser usufruída a dois, num magnífico miradouro ou jardim de Lisboa. Uma cesta repleta de iguarias, ideais para petiscar ao ar livre, e um Tuk-Tuk encarrega-se de o levar para um jardim ou miradouro à sua escolha, onde poderá desfrutar das melhores vistas e da luz única que caracterizam a cidade de Lisboa.
O Picnic do Verão pode ser usufruído por hóspedes e por clientes que não estejam hospedados no hotel. A oferta tem o valor de 120€ para duas pessoas, e inclui ainda um tour de Tuk-Tuk elétrico de uma hora pela cidade, e transfer de regresso ao hotel.
Mais informações e reservas: 21 322 83 50.

06 julho, 2017

Tarte de requeijão e especiarias

Já tinham saudades de uma sobremesa?! Pois, eu também!
A verdade é que este ano tem sido muito preenchido e as sobremesas acabam por ficar para segundo plano (e que bem que sabe já estar de férias enquanto vocês estão a ler isto!), porque embora goste de preparar sobremesas tem sido impossível fazer todas as receitas que tenho idealizado e planeado.
Assim, tinha de vos trazer uma sobremesa rápida e deliciosa, e escolhi uma simples e muito aromática tarte de requeijão com especiarias.
Muito simples de preparar, podem reduzir ou omitir as especiarias, ou juntar um pouco de coco ralado, amêndoa, a tradicional abóbora ou frutos vermelhos. E sirva ainda morna ou já fria com um pouco de chantilly ou gelado.


05 julho, 2017

Massada de mexilhão

Acho que só nos últimos 2 ou 3 anos é que passei a dar a devida atenção a este bivalve... não era que não fosse apreciadora, simplesmente ficava "esquecido" e acabava por optar pelas amêijoas ou camarão.
Este ano tenho aproveitado para experimentar várias receitas com mexilhão e tudo se torna mais fácil tendo em conta a facilidade com que actualmente já se consegue encontrar miolo de mexilhão no supermercado. São receitas simples e prácticas, com sabor a Verão como este one-pot pasta, um delicioso arroz malandrinho ou a massada de hoje.
Além disso, podem sempre enriquecer as vossas receitas juntado camarão, amêijoa, berbigão ou delícias do mar e ter um verdadeiro festim à mesa!


04 julho, 2017

Tsubaki

O Tsubaki, localizado no hotel Turim Saldanha, é um restaurante de cozinha japonesa, que surgiu com a premissa de servir muito mais do que sushi. Por detrás do seu nome, esconde-se alguma portugalidade, uma vez que Tsubaki significa camélia, uma planta original do Japão que se acredita terem sido os portugueses a introduzir no mundo Ocidental, em 1543.
Com uma carta bastante variada, está disponível ao almoço o menu "All you can eat", variadas opções de sushi e sashimi, Tori Ramen e Yakisoba, bem como um menú a pensar nos mais pequenos e nos vegetarianos.