Chaves é uma cidade repleta de história que vem desde os tempos do Império Romano.
Descubra esta cidade e passeie pela zona ribeirinha, suba ao castelo e desfrute da vista panorâmica de toda a cidade, percorra as ruas pitorescas do centro histórico e atravesse a ponte romana ao pôr-do-sol, deixe-se surpreender pela arquitectura e visite os imponentes fortes, os museus e as igrejas. E sem esquecer a gastronomia de excelência, não deixe de provar o folar e o pastel de chaves.
Sem pressas, num fim-de-semana a dois ou num passeio em família, descubra esta bela e pitoresca cidade.
Da ampla Praça de Camões podem conhecer a Igreja Matriz de Santa Maria Maior, cujas primeiras referências surgem nas Inquirições Afonsinas de 1259. Ao longo sua existência sofreu diversas intervenções, revelando actualmente, épocas e estilos diferentes, do românico ao da renascença. O interior conserva a estrutura e ambiente medieval, conferido pelas pedras nas paredes, iluminadas pelos vitrais e janelas rasgadas nas naves laterais.
A partir daqui, ao lado encontramos a Igreja da Misericórdia, uma pequena igreja, cujas paredes laterais estão revestidas por painéis de azulejos do século XVIII; o Museu da Região Flaviense cuja missão é sensibilizar os públicos para a história da região; e a poucos passos o Castelo de Chaves, onde está instalado o Museu Militar, e subindo até ao último andar pode apreciar uma fantástica vista panorâmica da cidade.
Recomenda-se igualmente a visita ao Forte de São Neutel e Forte de São Francisco, e ao Museu Ferroviário.
Não deixe de percorrer calmamente as ruas de Chaves, em particular as ruas do centro histórico e a Rua Direita, com as suas varandas coloridas. E claro, quem vai a Chaves tem de experimentar os tradicionais pastéis e já agora o folar!
Pastelaria recomendada: Maria
Restaurante recomendar: Taberna Benito
A Ponte romana de Trajano é um ícone turístico e o monumento romano mais emblemático da cidade. Localizada sobre o rio Tâmega, ganha outra beleza à medida que o final do dia se aproxima, e ainda hoje é possível ler as inscrições latinas nas duas colunas, a montante e a jusante da ponte romana. Ao atravessar a ponte, encontramos a Igreja da Madalena, cujo estilo arquitectónico é o barroco, tendo sido construída no século XVIII, durante reinado de D. João V.
Uma zona bonita!
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Nunca fui. Que fotos lindas Marisa. Tenho de visitar um dia... :)
ResponderEliminarBeijinho
Bimby & Sabores da Vida