30 novembro, 2016

Espetadas de frango rápidas

Sempre me lembro de ser impaciente, a verdade é que detesto quando as pessoas chegam atrasadas aos compromissos, esperar em filas e outras coisas do género, claro que com a idade (e a influência do meu marido) tenho vindo a melhorar este aspecto da minha personalidade... pensado bem, é provavelmente por isso que eu adoro receitas simples, prácticas e rápidas.
Adoro fazer quiches, hambúrguers e espetadas caseiras, mas no que toca às espetadas por vezes pode tornar-se aborrecido ter de arranjar toda a carne e legumes, depois colocar tudo alternadamente nos espetos e finalmente grelhar. Por isso, a receita de hoje são mesmo umas espetadas rápidas, perfeitas para qualquer dia da semana e à prova de impacientes!



29 novembro, 2016

Supremo Sushi

Quem me acompanha sabe que adoro comer fora e principalmente descobrir novos restaurantes e sabores, por isso não é de estranhar que quando vou ao site Odisseias a secção a que dedico mais tempo é sem dúvida a dos restaurantes.
Já queria há algum tempo experimentar este restaurante de sushi, localizado no Estoril, no hotel Alvorada, mesmo ao lado do Casino. O espaço é pequeno e discreto, fiquei com a sensação que o bar do hotel foi adaptado para este restaurante o que não o tornou menos acolhedor, o atendimento é simpático e atencioso, e o sushi tem óptima qualidade!



28 novembro, 2016

28.11.2009

Hoje celebramos  anos de casamento, de luta, de amor, de cumplicidade e intimidade.
Um brinde a nós!



Workshop de Petiscos Portugueses e vinhos Cabeça de Toiro

Na minha opinião uma das coisas que melhor caracteriza os portugueses, a nossa cultura e maneira de ser, é que adoramos uma mesa cheia: de família, amigos e de boa comida, não se trata apenas de cozinhar ou de comer, mas também de partilhar. Por isso com amigos à mesa, bons vinhos e uma mesa cheia de deliciosos petiscos, é melhor forma de terminar o dia!
Na semana passada participei num Workshop de "Petiscos Portugueses", na Academia Vaqueiro. Um delicioso final de tarde, com a presença do enólogo Carlos Eduardo, já considerado “Enólogo do Ano” pela Região de Vinhos do Tejo e onde tivemos a oportunidade de conhecer e provar alguns dos melhores vinhos Cabeça de Toiro.



25 novembro, 2016

Passatempo Pack Jantar a Dois Odisseias

Anteriormente tiveram oportunidade de ganhar o meu livro de receitas, agora vão ter oportunidade de ganhar algo que eu própria aprecio imenso... um jantar a dois!
Foi a pensar nisso que em parceria com a Odisseias vamos sortear 3 pack Dois Jantar a Doisem que é possível encontrar encontrar maravilhosas tapas, requintados jantares, sabores de Itália, cozinha de fusão arrojada, entre outras experiências gastronómicas.

Para se habilitarem a ganhar um destes packs, basta seguir estas regras:
1) Fazer like no facebook da Odisseias
2) Fazer like no facebook do blog
3) Partilhar o passatempo no vosso mural de facebook
4) Cada participante pode participar uma vez por dia.
5) Preencher o formulário abaixo até dia 4 de Dezembro às 23h59.



Os vencedores serão seleccionados por random.org e depois contactados via email para entrega do pack Jantar a Dois.

24 novembro, 2016

Pizza Baguete

Todos temos aqueles dias em que não nos apetece cozinhar, não é verdade?! 
Comigo essa súbita preguiça ocorre com alguma frequência ao fim-de-semana, confesso...
Nessa altura acabo por fazer receitas com ovos, como a frittata com queijo de cabra, ovos mexidos simples ou com espargos e cogumelos, com abacate, ou outros petiscos como patés, asinhas de frango, pica-pau ou uma pizza.
Desta vez, decidi transformar 2 baguetes em pizza... basta cortar as baguetes e depois juntar os toppings preferidos: molho pesto ou de tomate, queijo mozzarella, tomate, presunto ou bacon, courgette ou outros legumes, oregãos e manjericão, violá!



23 novembro, 2016

Massa rápida de cogumelos e presunto

Já sabem que não resisto a um prato de massa, não é verdade?!
Existem imensos pratos de massa que adoro, como bolonhesa, carbonara, lasanha ou a mais simples one pot pasta, para mim existe algum de reconfortante num prato de massa acabado de fazer e em dias mais complicados é uma excelente solução para resolver o jantar.
E além disso, confesso que não resisto a experimentar massas com novos diferentes formatos e molhos para massas que vão aparecendo à venda nos supermercados, não só facilitam a tarefa na cozinha como ajudam a criar uma refeição mais interessante.



22 novembro, 2016

Monserrate - Tivoli Sintra

Com a chegada do Outono vieram dias mais frios, cinzentos e chuvosos, por isso sempre que o tempo dá tréguas nada melhor que aproveitar para dar um passeio sem pressas seguido de um relaxante almoço a 2. Desta vez, aproveitámos uma experiências Odisseias, mais concretamente um almoço no restaurante Monserrate no Tivoli Sintra.
No coração da vila de Sintra, tem uma localização privilegiada entre a Serra de Sintra e o Palácio da Vila, com o mar a perder de vista.



21 novembro, 2016

Foodie Meetup no restaurante Delfina

A convite da Zomato tive a oportunidade de conheces e degustar alguns dos pratos do restaurante Delfina. Situado na Praça do Município, no coração de Lisboa, a Delfina é um espaço inspirado na gastronomia portuguesa e do mundo, possui uma ementa em que podemos encontrar petiscos, pratos clássicos portugueses ou partir à descoberta do mundo.
O exterior é muito discreto passando despercebido, mas no interior o espaço é tradicional e clássico, com toques rústicos, ambiente envolvente e descontraído.
E para acompanhar boa comida, não podem faltar bons vinhos e a refeição foi acompanhada por vinhos Monte da Ravasqueira.



18 novembro, 2016

Jantar da Casa do Vinho no restaurante Entra

Na semana passada, tive o prazer um jantar da Casa do Vinho no restaurante Entra... e perguntam vocês: o que é a Casa do Vinho?
É possível que já tenham reparado que o Lidl Portugal tem vindo a apostar fortemente na oferta e promoção dos vinhos portugueses e, por conseguinte, na produção nacional, sendo que nesta altura oferece já uma extensa oferta de vinhos de qualidade a preços muito competitivos.
À semelhança do que já se passa com outros produtos comercializados pela marca, presta um apoio consistente e estruturado aos produtos/produtores nacionais garantindo a promoção e escoamento da produção de vinhos a nível nacional e internacional. A previsão de exportação para este ano é de cerca de oito milhões de garrafas de vinho português para 14 mercados, sendo que desde 2009 já exportou um volume total de quatro milhões de garrafas para mercados como a Alemanha, Bulgária, Croácia, França Hungria, Inglaterra, Itália, entre outros.
A maioria dos vinhos exportados são vinhos exclusivos, provenientes de diferentes regiões do país, como Dão, Alentejo, Douro e Península de Setúbal. 



17 novembro, 2016

Ovos rotos com pimentos e chouriço

Eu adoro ovos, de todas as formas e feitios!
Seja uma frittata com queijo de cabra, ovos mexidos simples ou com espargos e cogumelos, com abacate, ao estilo mexicano ou simplesmente uns deliciosos ovos estrelados com batatas fritas.
Já toda a gente deve ter ouvido falar dos ovos rotos, receita de nuestros hermanos, normalmente confeccionados com cebola salteada, batata frita, presunto e ovos estrelados.
A minha versão segue a mesma ideia de batatas e ovos, mas com outros ingredientes que tanto gosto à mistura: alho, pimentos, chouriço e oregãos são alguns deles.
É uma refeição gulosa e reconfortante, perfeita para um fim-de-semana preguiçoso, um brunch ou como um petisco para os amigos.



16 novembro, 2016

Marmelada

Dizem que já na Grécia antiga era usado para combater várias infecções, quer do estômago, quer da pele, além disso os marmelos eram vistos também como boas oferendas para os deuses, umas vez que eram frutos donos de um perfume único, uma fragrância especial que fazia com que, muitas vezes os marmelos fossem vistos mais como árvores decorativas do que para consumo.
O marmelo é um dos poucos frutos que não é consumido cru, isto acontece devido ao facto de o marmelo ter uma polpa muito rija e amarga. Assim, normalmente, é comido cozido, assado ou em doces como a marmelada ou a geleia, e como é bastante rico em pectina, a geleia de marmelo é muitas vezes usada para solidificar geleias de outros frutos. 
Confesso que nunca fui uma grande apreciadora de marmelada, mas o meu marido adora e a verdade é que só custa mesmo descascar os marmelos... se gostarem de uma marmelada mais escura, podem sempre deixar ficar a casca ou se preferirem podem aproveitar as cascas e caroços para a geleia. 
A sua época é curta, apenas de Setembro, Outubro e Novembro, pelo que se for dado a saudades e nostalgia, o melhor é armazenar uma boa quantidade que dure o ano todo.



15 novembro, 2016

Canto Saudade

Um canto que outrora foi um armazém de bacalhau, não estivesse ele localizado na Rua dos Bacalhoeiros, em Lisboa, é agora uma paragem obrigatória a todos os que pretendem viver e não esquecer.
No seu interior, aguarda-nos um espaço que traz o aconchego do antigamente com mesas de ar robusto de madeira, azulejos pintados à mão, uma garrafeira que enfeita a parede, lenços minhotos, bicicletas antigas e outros objectos tantos que nos lembram tudo o que foi e é tão nosso. 
O ambiente é acolhedor, são várias as noites em que existe música ao vivo, o atendimento é simpático e informal, mas cuidado e atento.
A carta é recheada de petiscos e pratos de cozinha portuguesa, para além disso têm menus de grupo e menus temáticos como as Viagens Gastronómicas.
Diz que deixa saudade a quem aqui passa e tal não podia ser mais verdade.



14 novembro, 2016

5 anos e um livro depois...

E vão 5!
Sim, é verdade, faz hoje 5 anos que publiquei o primeiro post no blog... como o tempo passa, e depressa! Têm sido 5 anos fantásticos, recheados de novos sabores e receitas deliciosas, novas amizades, experiências maravilhosas e gratificantes.
Este ano tem sido particularmente preenchido principalmente devido ao lançamento do livro, e talvez por isso me pareça que está a passar ainda mais depressa que outros anos, mas tem sido um período memorável.
E claro, que não podia deixar de assinalar esta data especial sem vos mimar! Por isso, e em parceria com a editora Vogais, temos para oferecer 3 exemplares do meu livro À Descoberta de Novos Sabores.



Para se habilitarem a ganhar um exemplar do livro, basta seguir estas regras:
1) Fazer like no facebook da editora Vogais
2) Fazer like no facebook do blog
3) Partilhar o passatempo no vosso mural de facebook
4) Cada participante pode participar uma vez por dia.
5) Preencher o formulário abaixo até dia 23 de Novembro às 23h59.



Os vencedores serão seleccionados por random.org e depois contactados via email para envio do prémio.

11 novembro, 2016

Apresentação Tetley Timeless Collection

Na semana passada, a marca Tetley apresentou no Patéo da Gale as novidades da marca... de uma forma muito original!
A Tetley revelou o novo posicionamento de marca, que visa incorporar valores de modernidade, proximidade e naturalidade, características que se refletem na sua nova identidade visual, no novo logotipo e novas embalagens. O novo packaging transporta o sabor de sempre de Tetley, mas traduz a essência e unicidade da Marca para o seu exterior, através de cativantes ilustrações dos vários ingredientes naturais que compõem os diferentes chás, uma nova expressão em embalagens exclusivas que ilustram a explosão de sensações, aromas e cores.


10 novembro, 2016

One pot pasta de tomate e espinafres

As massas são presença assídua na minha despensa!
Durante alguns anos resumiam-se ao esparguete, penne e fusilli, depois descobri o linguine, fettucine e lumaconi, apareceram as massas com sabores tão diversos como pesto ou caril, e mais recentemente têm aparecido no mercado algumas massas sem glúten.
Já tinha experimentado um fettucine de camarão com uma massa feita exclusivamente à base de milho e desta vez decidi experimentar uma massa de milho e quinoa. 
É uma massa com um sabor diferente das massas tradicionais, demora um pouco mais a cozinhar, mas é bastante saciante, além disso trata-se de uma massa que pode ser consumida por celíacos e com baixo teor de gordura.



09 novembro, 2016

Dourada no forno com limão e presunto

A dourada é um dos meus peixes preferidos, seja grelhado ou assado no forno.
É um peixe que sempre apreciei bastante, aliás acho que é o tipo de peixe que os portugueses em geral apreciam, é perfeito grelhado no Verão e igualmente delicioso assado no forno em dias frios e chuvosos. E uma das minhas formas preferidas de cozinhar este peixe no forno é simplesmente juntar-lhe algumas fatias de presunto e rodelas de limão, adicionar alguns legumes, temperar e levar ao forno. 
Podem usar outros legumes como cebola, pimentos, brócolos ou até mesmo batata, essencialmente legumes que gostem e têm sempre por casa, esta é uma receita simples e práctica para qualquer dia da semana.



08 novembro, 2016

Maresias

Entre a Marginal, que liga Cascais a Lisboa, o Maresias é um restaurante situado mesmo em cima da praia, onde temos a sensação de entrarmos mar adentro. 
Uma carta com destaque para ao peixe, mas em que os petiscos e as carnes não foram de todo esquecidos, cujas propostas fogem ao óbvio.
A decoração é simples, com elementos naúticos, sempre em tons claros de azul e branco, que lhe confere o aspecto que se espera quando visitamos um restaurante com uma ligação tão estreita com o mar.


04 novembro, 2016

Fomos de HIPPOtrip conhecer Lisboa

Não sei se acontece o mesmo convosco, mas desde que comecei a ver os HIPPOtrip a circular por Lisboa que tinha imensa vontade de ir experimentar e fazer o circuito, infelizmente durante o Verão não foi possível, mas a ideia não estava esquecida! E quando menos esperava surgiu a oportunidade de ir fazer este passeio através da Odisseias, e assim fomos conhecer uma Lisboa diferente a bordo do HIPPOtrip.
É um autocarro? É um barco? Bom, é mais um barco com rodas... e é uma forma totalmente diferente de conhecer Lisboa, por isso se a ideia de um tour pela cidade o aborrece, não se preocupe porque aqui tem de cerca de 1h30 de diversão!



03 novembro, 2016

Panados de frango no forno

Não parece, mas já estamos no Outono, e eu já estou naquela altura do ano em que não resisto ligar o forno! Seja carne ou peixe, uma entrada ou um bolo, adoro aquele toque que só se consegue cozinhando no forno e o calor que emana pela cozinha.
Não faço panados com frequência, mas quando faço prefiro sempre fazê-los no forno... não só porque é mais saudável, o resultado é igualmente delicioso e não existe todo aquele inconveniente de ter fritar, os cheiros e por aí fora. O único inconveniente  é mesmo a quantidade de loiça que se suja, uma taça aqui e outro ali, quando damos conta a cozinha fica um caos (principalmente quem tem cozinhas pequenas, como eu!)... mas recentemente aprendi um truque muito útil: arranjar um saco hermético, colocar a farinha, juntar a carne, fechar o saco e agitar até que a carne fique coberta com a farinha. Simples, não é?!



02 novembro, 2016

Bacalhau à Brás com presunto

Suponho que a esta altura já deve ter dado para perceber que adoro receitas à brás, certo? Seja com bacalhau ou outro tipo de peixe, de carne ou mesmo em versão vegetariana, é uma receita que sai sempre bem e faz as delícias de todos, não há mesmo como enganar!
Por isso, não é de estranhar que quando me deparei com esta receita, tive imensa curiosidade... por um lado, gosto de ideia de combinar presunto com peixe, embora por outro tivesse ficado com algum receio que o sabor fosse demasiado salgado.
O resultado é um delicioso bacalhau à brás! Basta não adicionar sal enquanto tempero e é preciso ter cuidado com o tipo de bacalhau que usam, se por acaso não for bacalhau desfiado e demolhado, convém demolharem durante algumas horas e assim garantem que não fica salgado.



01 novembro, 2016

Jardim dos Sentidos

Situado mesmo no centro de Lisboa, perto da Avenida da Liberdade, encontra-se um pequeno oásis um dos restaurantes vegetarianos mais antigos da cidade e para além da experiência gastronómica, conta com um espaço dedicado a diversas terapias.
À hora do almoço conta com um buffet e ao jantar funciona à carta, onde podem encontrar pratos vegetarianos e vegans, opções sem glúten, com influências asiáticas, mexicanas ou italianas.
O espaço é muito acolhedor, decorado com motivos orientais, a fazer lembrar o Nepal pelas cores e padrões, existem vários espaços de refeição incluindo um maravilhoso jardim.
Já visitei vários restaurantes vegetarianos, mas sem dúvida que o Jardim dos Sentidos é o meu preferido!


(Foto retirada do facebook)