30 junho, 2016

Cataplana de marisco

Não existe certezas quanto às origens da cataplana, mas é inevitável pensar que pode resultar do domínio árabe, devido às parecenças com o tagine, quer na forma como na confecção dos alimentos, tendo depois a sua forma sido alterada.
Claro que quem não tiver uma cataplana em casa, pode usar um tacho, mas garanto-vos que o sabor final nunca será tão bom e, além disso, hoje em dia já se encontra à venda cataplanas em inox, mais económicas e fáceis de limpar.
Quando penso em cataplana penso no Algarve, no Verão, em peixe e marisco, em sol e mar... Daí esta cataplana de marisco, perfeita para receber amigos em casa e degustar acompanhada de um bom vinho.




29 junho, 2016

Granizado de frutos vermelhos e melancia

Finalmente aí está o Verão!
Os dias mais longos e cheios de sol, as tardes quentes, os petiscos, finais de tarde na esplanada, jantares demorados, os pés na areia... pronto, confesso que já estou a sonhar com as férias que estão mesmo a chegar. Mas enquanto não chegam as férias, nada melhor do que relaxar com uma bebida muito refrescante, para saborear à refeição ou para desfrutar ao final do dia.
Esta é uma versão sem álcool, mas se quiserem podem adicionar um pouco de vinho do porto, rum ou vodka.


28 junho, 2016

Pigmeu

Numa calma rua de Campo de Ourique e quando proliferam as hamburguerias, pizzarias, cevicherias, restaurantes de comida vegetariana e outros que tais há um restaurante que assenta numa ideia simples: serve apenas carne de porco. E aqui tudo se aproveita, desde a barriga, passando pelas bochechas, pernil e cachaço, terminando nos rabinhos.
Confesso que era um restaurante que já queria experimentar há algum tempo, provavelmente devido a isso tinha elevadas expectativas, e posso dizer que foi uma das melhores surpresas (pela positiva!) que já tive este ano.




27 junho, 2016

Convite para o lançamento do livro À Descoberta de Novos Sabores

É no dia 30 de Junho que será o lançamento oficial do meu livro À Descoberta de Novos Sabores, com apresentação da Joana Clara e da Sofia Castro Fernandes.
Deixo-vos o convite e espero que apareçam!



24 junho, 2016

Passatempo Santos Populares Arcádia

O mês de Junho é por excelência o mês dos Santos Populares por todo o país!
Festas e arraiais por todo o país, com muita música e animação, com os bairros populares a encherem-se de sardinhas assadas e caldo verde, oferecem-se manjericos e as ruas ganham um colorido diferente.
A convite da Arcádia fui conhecer e saborear as deliciosas novidades especialmente a pensar nos Santos Populares e por isso, a pensar nos mais gulosos temos um passatempo muito doce. 

Prémio composto por:
1 kit de Santos Populares (composto por Manjerico de Amêndoas de Licor Bonjour e Caixa de Sardinhas de Chocolate de Leite) e um regador com Manjerico Branco


Para se habilitarem a ganhar este delicioso prémio Arcádia, basta seguir estas regras:
1) Fazer like no facebook da Arcádia
2) Fazer like no facebook do blog
3) Partilhar o passatempo no vosso mural de facebook
4) Cada participante pode participar uma vez por dia.
5) Preencher o formulário abaixo até dia 28 de Junho às 23h59.



O vencedor será seleccionados por random.org, contactado por e-mail e terá de indicar qual a loja Arcádia em que pretende levantar o prémio.
Pode ver a localização das lojas no site: http://www.arcadia.pt/pt/client/skins/lojas.php

23 junho, 2016

Frango parmesão

O frango parmesão ou parmegiano é uma adaptação da clássica receita de beringela parmegiana, e consiste em bifes de frango panados e fritos, aos quais depois é adicionado molho de tomate e queijo mozzarella e, por fim, vai ao forno para que o queijo derreta.
Ao invés de fritar, optei por fazer tudo no forno, assim quando os bifes estão quase cozinhados, retiro do forno e coloco um pouco de molho de tomate, sem exageros para que o frango não perca a textura crocante e o queijo ralado.
Podem fazer o molho de tomate previamente e ter na despesa ou frigorífico pronto a usar em qualquer momento, seja para usar nesta receita ou para uma receita de massa, pizza, risotto, etc ou simplesmente ter à mão um frasco do vosso molho de tomate preferido.



22 junho, 2016

Palmiers de pesto e tomate seco

Procuram uma entrada ou snack diferente?! Que tal uns deliciosos palmiers?!
Quando pensamos em palmiers provavelmente o nosso primeiro pensamento é aquele guloso palmier recheado com creme ou a versão mais simples com açúcar e sem recheio, mas os palmiers de hoje são diferentes. Muito simples e rápido de fazer, pode também ser muito versátil basta mudar o recheio. 
Trago 2 versões, em que ambas começam pelo molho pesto, mas depois temos palmiers de pesto com nozes e temos palmiers de pesto e tomate seco. Mas basta usar a imaginação: pesto vermelho, queijos diversos, frutos secos variados, presunto, molho de tomate e mozzarella, cogumelos... o que quiserem!







21 junho, 2016

Don Costini

Hambúrguer ou pizza?!? Se este é um dilema frequente quando vão sair com os amigos nada como escolher um restaurante que tenham ambos na ementa. Para além de contar com uma ementa que pretende agradar a todos, conta também com um bar de gin bastante variado, está bem localizado e os preços são competitivos.
Mais calmo ao almoço e mais agitado ao jantar, provavelmente devido aos menus de grupo, é um que não compromete, mas também não surpreende em nenhum aspecto e por isso não se destaca em relação a outros restaurantes dentro do mesmo segmento.




20 junho, 2016

Vinagres há muitos!

Vinagres há muitos e servem para muito mais do que apenas temperar saladas!
O vinagre é um produto extremamente versátil e cheio de sabor que pode ter inúmeras utilizações e é uma opção mais saudável quando comparado a outros molhos e temperos.
Tem baixo valor energético, não tem gordura nem açúcares adicionados (excepto os balsâmicos) e tem baixo teor de sal
Usado na medida certa, intensifica os sabores dos outros ingredientes e pode ser usado em pratos de carnes e peixes, arroz, e até mesmo sobremesas. 

(imagem retirada da net)

17 junho, 2016

O livro À Descoberta de Novos Sabores

Sei que alguns já estariam desconfiados, outros nem por isso...
Parece que foi ontem que me perguntavam se tinha interesse em publicar um livro e confesso que me questionei várias vezes se não estaria a imaginar coisas! 
O meu maior desejo era conseguir transmitir a minha paixão pelas especiarias, criar uma viagem gastronómica pela cozinha de vários países e pela descoberta de novos sabores, que pudesse ser uma fonte de inspiração para todos aqueles que gostam de cozinhar.
Entradas, brunch, sopas, peixe, carne e legumes, sem esquecer as sobremesas, vão encontrar receitas para todos os dias, para todos os momentos.
Obrigada a todos que me têm acompanhado, seja através do blog ou das redes sociais, pelas mensagens, pelo carinho e por estarem sempre desse lado!


Dia 20 de Junho nas livrarias de todo o país, pré-lançamento nos sites Wook, Fnac, Bertrand e Almedina


"Inclui receitas tradicionais portuguesas, de inspiração indiana, italiana, mexicana e árabe, e dicas sobre os indispensáveis na sua cozinha, como armazenar as especiarias e onde comprar ingredientes mais saborosos.
Entradas, brunches, sopas, peixe, carne, sobremesas: ao folhear este livro irá encontrar receitas para todos os dias, para todos os momentos.
À Descoberta de Novos Sabores é um livro caseiro que é obrigatório em qualquer lar."

16 junho, 2016

Papaia com iogurte, banana e morangos

Não dispenso um pãozinho, se possível ainda morno, com manteiga e uma meia de leite ou um cappuccino, mas com a chegada do calor há dias em que apetecem sabores mais frescos logo pela manhã.
A papaia é uma fruta tropical, não sei se é pela cor ou por ser uma fruta doce e sumarenta, faz-me pensar em calor, sol, Verão e férias... É rica em proteínas, fibras, carboidratos, cálcio, ferro, beta caroteno, em vitamina K, ácido ascórbico, tiamina, riboflavia, entre outros. Pessoalmente, gosto imenso de papaia em saladas, seja com frango, camarão ou peixe, smoothie, sorvete ou simplesmente, com queijo fresco ou simplesmente ao natural.
A sugestão de hoje é ideal para começar a manhã ou se preferirem como um lanche refrescante.




15 junho, 2016

Salmão em papelote com espargos

É normal que muitas das minhas conversas com outras pessoas se centrem em comida e receitas, principalmente receitas rápidas e simples que podem ser feitas a qualquer dia da semana.
Lembrei-me do peixe em papelotes, porque acho que é uma excelente forma de cozinhar o peixe de forma mais saudável, com menos gordura, de uma forma simples, sem sujar e também sem deixar aquele odor a peixe pela cozinha. Pessoalmente, prefiro o resultado quando cozinho no forno, mas cozinhar ao vapor é semere uma alternativa.
A preparação é mínima, a confecção demora cerca de 20 minutos (se usar filete ou lombo mais alto, vai demorar mais), sem sujar e o resultado é delicioso.
Pode substituir o salmão por truta ou garoupa e usar outros legumes como brócolos, cogumelos, cenoura, alho-francês, etc.



14 junho, 2016

Sushi Factory

Já há algum tempo que ouvia falar deste restaurante, em grande parte devido ao seu all you can eat, e tinha alguma curiosidade em conhecê-lo... principalmente quando percebi que era um dos restaurantes de sushi preferidos dos nossos amigos Andreia e Filipe que já lá tinham ido várias vezes.
Confesso que estava bastante entusiasmada, mas terminei a refeição desiludida e com sentimentos contraditórios: por um lado, oferece uma relação qualidade/preço ajustada e as peças de fusão são equilibradas na combinação de sabores, mas por outro existe inconsistência na qualidade do peixe apresentado e algum excesso na quantidade de arroz.
Quem sabe no futuro darei uma nova oportunidade a este restaurante... quando retirarem o atum enlatado da ementa! 


10 junho, 2016

Domino's Pizza celebra 1 ano em Portugal

No dia 8 de Junho, a Domino’s Pizza celebrou 1 ano em Portugal, desde que que a primeira loja da cadeia internacional reconhecida como a líder mundial em entrega de pizza, abriu.
A Domino’s Pizza conta com mais de 10 mil lojas em todo o Mundo, a loja de Telheiras foi o primeiro de muitos passos de sucesso que a marca tem dado em Portugal. A esta já se juntaram, ao longo de 1 ano, Areeiro, Parque das Nações, Massamá, Benfica, Amadora, Campo de Ourique, Algés, abrindo no dia 8 de Junho, as lojas de Odivelas e Almada.




09 junho, 2016

Asinhas de frango com molho barbecue

Chegou a época do calor e a vontade de petiscar!
Com a chegada do sol e calor, as refeições ficam mais rápida e simples, dá-se lugar a sabores mais leves e frescos, sem esquecer os petiscos.
Gosto imenso de asinhas de frango, é um excelente petisco para reunir amigos à mesa, acompanhado por uma bebida fresca enquanto se coloca a conversa em dia e esta é daquelas receitas de lamber os dedos no fim.
Eu costumo fazer as asinhas no forno, mas podem ser feitas num grelhador ou no churrasco.




08 junho, 2016

Fettuccine de camarão

Desde miúda que me lembro de gostar de massa! Seja esparguete, fettuccine, linguine, lasanha, penne ou macarrão, adoro um bom prato de massa.
Um prato de massa é fácil e rápido de fazer, para além disso é extremamente versátil, desde a clássica lasanha ou bolonhesa, uma putanesca, carbonara ou com um simples molho de tomate, legumes grelhados, carne, frutos do mar ou camarão, é o tipo de prato que agrada até aos mais exigentes.
Não sou celíaca, mas gosto de experimentar produtos diferentes e felizmente já começa a ser cada vez mais fácil encontrar produtos apropriados para quem sofre intolerâncias, como a massa que vos trago hoje. 
Esta massa é feita exclusivamente à base de farinha de milho, têm um índice de glicémia mais baixo e de digestão mais fácil que as massas produzidas à base de farinha de trigo, além disso não contém ovos, açúcar, componentes lácteos, colesterol, fermento, soja, sódio, corantes nem conservantes. E a melhor parte é que sabe tal e qual as massas tradicionais!



07 junho, 2016

Brick Cafe Lisboa

O Brick Café, meio que perdido numa rua dos Anjos faz lembrar o antigo café português, aliado às tendências modernas de coffee-shop, cria um espaço intimista e acolhedor, conta ainda com uma agradável esplanada de rua perfeita para os dias cheios de sol. 
Aqui é possível encontrar bolos caseiros, um menu de almoço que com sabores bem frescos e portugueses que muda todos os dias e, provavelmente o que provoca grande rebuliço aos fins de semana, o brunch!





03 junho, 2016

Sugestões para o fim de semana #26



Está de volta a Rota dos Hambúrgueres!
Depois do sucesso no primeiro ano, arranca uma nova edição da Rota dos Hambúrgueres Hellmann’s. Entre 1 de Junho e 31 de Julho, Lisboa e Porto serão as cidades anfitriãs desta iniciativa, que reúne os melhores hamburgueres de 58 restaurantes aderentes, para delícia dos verdadeiros apreciadores.
Em todos os espaços estará disponível um menu Hellmann’s, que inclui um hambúrguer exclusivo, preparado por cada hamburgueria com a emblemática maionese, e uma bebida, por 10€.
No Porto, são 21 as hamburguerias que integram esta iniciativa e às quais se juntam 37 em Lisboa. Para conhecer em detalhe os estabelecimentos aderentes a esta rota gastronómica, bem como os respetivos menus, basta visitar o website de Hellmann’s www.hellmanns.pt, consultar a App da Zomato, novamente parceira desta iniciativa, ou o website https://www.zomato.com/pt/rota-dos- hamburgueres-hellmanns.
A Time Out preparou um booklet, com reviews e dicas das 58 hamburguerias, que será distribuído em conjunto com a revista no Porto e em Lisboa. O booklet também estará disponível, de forma gratuita, nos diversos espaços.

02 junho, 2016

Stir-fry de porco e cogumelos teriyaki

A minha paixão pelo exótico já é bem conhecida!
Adoro experimentar ingredientes diferentes (uns mais estranhos que outros), receitas novas, combinar influências de vários países na cozinha do dia-a-dia e por isso não será de estranhar que eu dedique especial atenção aos corredores do supermercado dedicados à cozinha internacional e aos folhetos de semanas temáticas.
A semana passada, o Lidl enviou-me este simpático cabaz com diversos produtos do folheto dedicado à cozinha asiática onde podemos encontrar diversos molhos e especiarias, legumes, kit para sushi, pão naan, crepes chineses, biscoitos da sorte, molho de peixe, e muito mais!





01 junho, 2016

É pró menino e prá menina!

O Dia da Criança celebrou-se pela primeira vez em 1950, por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam. Os Estados-membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afecto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, protecção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de Paz e Fraternidade.
Desde essa altura que a data é reconhecida em vários países em todo o Mundo para homenagear as crianças, mas a sua data de varia de país para país.
Este dia é mais do que simplesmente oferecer brinquedos, mas acho que é importante valorizar todos os momentos e mimar os mais pequenos com algo especial... e estes cupcakes são simples o suficiente para os deixar aventurarem-se na cozinha!