23 dezembro, 2016

Boas Festas!

Desejo a todos um Feliz Natal e que 2017 nos brinde com tudo de bom!
Até já!

22 dezembro, 2016

Sugestões para a mesa de Natal 2016

Hoje trago um post recheado de sugestões para o vosso Natal e Passagem de Ano!
Deixo várias sugestões de receitas para que possam tirar ideias e ter uma mesa rica, algumas receitas são mais tradicionais, outras diferentes do habitual, alternativas vegetarianas e sobremesas deliciosas.


21 dezembro, 2016

Leite creme de citrinos e especiarias

Quem não adora um leite creme caseiro?! 
O leite creme é uma sobremesa muito popular e presença assídua à mesa nas mais diversas ocasiões, cá em casa não é excepção já que é uma das minhas sobremesas preferidas.
Adoro dar um toque diferente nas sobremesas de Natal, seja adicionando algum tipo de fruta, chocolate ou baunilha como já fiz anteriormente nas receitas de leite creme com morangos, leite creme de baunilha  ou leite creme com chocolate e malagueta e assim criar algo delicioso e inesperado para esta época especial.
Este ano decidi combinar dois tipos de ingredientes que adoro, os citrinos e as especiarias, que combinados tornam este leite creme numa sobremesa muito aromática e elegante.



20 dezembro, 2016

Presentes para todos!

Por mais que se queira é impossível fugir ao tema presentes!
Eu gosto de planear esta época especial com alguma antecedência e por norma algum tempo antes já tenho todas prendas embrulhadas, prontinhas a serem entregues. Mas nem toda a gente tem disponibilidade ou paciência para isso, também há quem só consiga escolheres os presentes apenas alguns dias antes do Natal.
O post de hoje é dedicado a todos os que ainda não fizeram as suas compras natalícias, aos que correram as lojas todas mas falta aquela prenda para alguém especial, já têm quase tudo pronto mas falta uma prenda um miminho diferente para assinalar a data.


(imagem Pinterest)

15 dezembro, 2016

Crumble de marmelo e nozes

A saga dos marmelos continua!
Depois de uma bem sucedida e deliciosa experiência com marmelos, refiro-me mais precisamente à marmelada, deparei-me com alguns marmelos que ficaram por usar e como os marmelos não servem só para fazer marmelada decidi fazer algo diferente a pensar na mesa de Natal.
No Natal pensamos sempre numa mesa recheada de coisas boas e os doces não podem faltar, por norma são sempre doces com muito açúcar e muitos ovos, por isso decidi fazer uma sobremesa simples e fácil, mais leve, com menos açúcar e sem ovos. Além disso, tem ainda a vantagem de que se usarem farinha e flocos de aveia sem glúten pode ser apreciada por celíacos.



14 dezembro, 2016

Paté de requeijão

Eu adoro os mais variados petiscos e patés, por isso sempre que tenho convidados cá em casa gosto de ter na mesa várias entradas entre patés, queijos, frutos secos, charcutaria, pão, azeitonas... enfim aqueles miminhos que toda a gente gosta! E com o aproximar das datas festivas já é altura de pensar em algo diferente e delicioso para surpreender.
Os patés, para além de ser rápidos e simples de preparar, são também económicos e muito versáteis basta pensar no que se tem disponível em casa como ervas aromáticas, azeitonas, alho, delícias do mar, salmão fumado e usar um pouco da nossa imaginação.
Desta vez, a sugestão é de um paté de requeijão muito leve e fresco que fica pronto num instante.



13 dezembro, 2016

19 restaurantes para este Natal

Chega aquela altura do ano em que se reúnem amigos, colegas e muitas vezes até família para uma celebração antes do Natal e a dúvida que se coloca é: que restaurante escolher?!
O post de hoje tem um selecção de restaurantes a pensar em grupos... E seja comida portuguesa, italiana, libanesa, chinesa ou vegetariana, há sugestões para todos os gostos.


09 dezembro, 2016

Passatempo de Natal A Tarte

O Natal está mesmo a chegar e quando pensamos em Natal pensamos numa mesa farta... São filhoses, rabanadas, sonhos, tronco de Natal…tudo sabores tradicionais do Natal. Mas, este ano, há uma sobremesa que não pode faltar na sua mesa e que vai dar um novo sabor a esta época. Uma sobremesa que ocupará o seu próprio cantinho na Mesa Natalícia. Ou até mesmo uma sobremesa que pode oferecer a qualquer membro da família e ao grupo de amigos.
E por isso, em parceria com A Tarte, vamos oferecer 3 deliciosas tartes de amêndoa que vão deixar o vosso Natal (ainda!) mais doce!




Para se habilitarem a ganhar uma destas deliciosas tartes de amêndoa, basta seguir estas regras:
1) Fazer like no facebook da A Tarte
2) Fazer like no facebook do blog
3) Partilhar o passatempo no vosso mural de facebook
4) Cada participante pode participar uma vez por dia.
5) Preencher o formulário abaixo até dia 14 de Dezembro às 23h59.




Os vencedores serão seleccionados por random.org, contactados por e-mail e terão de indicar qual a loja em que pretende levantar o prémio até ao dia 23 de Dezembro.
A localização das lojas no site: http://atarte.pt/trinque_aqui.html



08 dezembro, 2016

Escapadela pela Serra da Estrela

Confesso que há bastante tempo que queria ir à Serra da Estrela e, claro se possível quando estivesse a nevar, a verdade é que o meu desejo foi concedido já que poucos dias antes da nossa partida houve um grande nevão.
A verdade é que quando pensamos em Serra da Estrela pensamos imediatamente em neve, dias frios passados a esquiar e em noites frente à lareira. Mas a Serra da Estrela é muito mais do que isso, é a terra da indústria da lã, de deliciosos queijos e berço de descobridores de quinhentistas, são inúmeros pontos de atracção de que a serra guarda segredo, sejam cascatas, miradouros ou vales glaciares, sem esquecer algumas das aldeias mais históricas de Portugal, monumentos, castelos e museus e, pelo meio paisagens de outro mundo.


07 dezembro, 2016

Restaurante Pousada da Serra da Estrela

A gastronomia tradicional recebe aqui um tratamento mais contemporâneo. 
Algumas das muitas deliciosas sugestões são a Telha Serrana de enchidos e queijos da região, as entradas clássicas de empada de borrego com molho de hortelã e o estaladiço de queijo de cabra com doce de abóbora, e o imperdível Arroz Serrano aromatizado com baga de zimbro. As sobremesas são as maiores surpresas da carta, com uma apresentação moderna, combinações de sabores inesperadas e sem que nenhum sabor seja excessivamente doce. Existem ainda opções de saladas e pratos vegetarianos.
O jantar é servido numa sala ampla e luminosa, com colunas de granito e enormes janelas, possui uma decoração elegante e sóbria, com confortáveis cadeirões e vista para o jardim.


06 dezembro, 2016

Pousada Serra da Estrela

Na semana passada celebrámos o nosso aniversário de casamento e como já é nossa "tradição" tirámos alguns dias para comemorar e relaxar. Acho que existe algo de encantador, quase como se fosse um cenário mágico, quando nos deparamos com neve e por isso, o destino escolhido foi a Serra da Estrela.
Ao atingir os 1200 metros de altitude, revela-se a Pousada da Serra da Estrela, com o seu edifício imponente, rodeado pela neve ou pelo verde da serra, este é o cenário de uma estadia perfeita para uma "escapadinha" romântica ou umas férias em família.



02 dezembro, 2016

Nespresso e Reciclagem

A estratégia de reciclagem da Nespresso para Portugal, apresentada na semana passada no âmbito do projecto de sustentabilidade mundial da marca The Positive Cup, prevê que a taxa de reciclagem se situe entre os 20% e os 30% até 2020. Este é um dos objectivos locais fixados pela marca, ao qual se juntam os compromissos assumidos mundialmente e que passam por expandir a capacidade de recolha de cápsulas usadas para 100% e garantir que 100% do alumínio usado nas cápsulas Nespresso seja gerido de forma sustentável.
E se a preocupação com o meio-ambiente não for suficiente, aqui está um bom motivo para reciclar: depois de recolhidas as cápsulas usadas, separado o alumínio da borra do café, enquanto o alumínio é reciclado a borra de café é utilizada ara fertilizar terrenos de arroz, o arroz é depois processado e embalado para ser doado ao Banco Alimentar Contra a Fome.



A Bicicleta - Novotel Lisboa

Na semana passada inaugurou um novo restaurante em Lisboa e chama-se A Bicicleta. 
Situado no hotel Novotel Lisboa, este é um restaurante com um design vintage moderno, acolhedor e cool, onde as bicicletas e as plantas aromáticas complementam o cenário. A decoração segue as novas tendências, com um espaço para conviver em diversos momentos especiais, seja num jantar com amigos ou num copo com colegas, ao final do dia. O conceito de open space, com mesas partilhadas, é outra das apostas, para envolver os clientes num ambiente descontraído e informal. 
Com uma oferta focada na cozinha tradicional portuguesa, oferece uma vasta gama de petiscos servidos em sertãs, conservas, queijos, enchidos, pratos de bacalhau e carnes, têm ainda uma selecção de sobremesas tradicionais e caseiras.



01 dezembro, 2016

Hambúrguer de feijão preto

Não sendo vegetariana, estou sempre aberta a experimentar novos sabores e ingredientes que possam enriquecer e diversificar as minhas receitas.
Gosto imenso de fazer hambúrgueres caseiros, sejam de carne, peixe ou vegetarianos, por aqui podem encontrar hambúrguer de quinoa e grão-de-bico,  de frango e abacate, ou de salmão com maionese de lima.
A última receita de hambúrguer vegetariano que fiz, de grão-de-bico e quinoa, fizeram as delícias de quem provou, mas confesso que já há bastante tempo que queria experimentar fazer uma receita com feijão preto. Este tipo de hambúrguer é delicioso e muito saciante, garanto que não sentem nada a falta da carne!



30 novembro, 2016

Espetadas de frango rápidas

Sempre me lembro de ser impaciente, a verdade é que detesto quando as pessoas chegam atrasadas aos compromissos, esperar em filas e outras coisas do género, claro que com a idade (e a influência do meu marido) tenho vindo a melhorar este aspecto da minha personalidade... pensado bem, é provavelmente por isso que eu adoro receitas simples, prácticas e rápidas.
Adoro fazer quiches, hambúrguers e espetadas caseiras, mas no que toca às espetadas por vezes pode tornar-se aborrecido ter de arranjar toda a carne e legumes, depois colocar tudo alternadamente nos espetos e finalmente grelhar. Por isso, a receita de hoje são mesmo umas espetadas rápidas, perfeitas para qualquer dia da semana e à prova de impacientes!



29 novembro, 2016

Supremo Sushi

Quem me acompanha sabe que adoro comer fora e principalmente descobrir novos restaurantes e sabores, por isso não é de estranhar que quando vou ao site Odisseias a secção a que dedico mais tempo é sem dúvida a dos restaurantes.
Já queria há algum tempo experimentar este restaurante de sushi, localizado no Estoril, no hotel Alvorada, mesmo ao lado do Casino. O espaço é pequeno e discreto, fiquei com a sensação que o bar do hotel foi adaptado para este restaurante o que não o tornou menos acolhedor, o atendimento é simpático e atencioso, e o sushi tem óptima qualidade!



28 novembro, 2016

28.11.2009

Hoje celebramos  anos de casamento, de luta, de amor, de cumplicidade e intimidade.
Um brinde a nós!



Workshop de Petiscos Portugueses e vinhos Cabeça de Toiro

Na minha opinião uma das coisas que melhor caracteriza os portugueses, a nossa cultura e maneira de ser, é que adoramos uma mesa cheia: de família, amigos e de boa comida, não se trata apenas de cozinhar ou de comer, mas também de partilhar. Por isso com amigos à mesa, bons vinhos e uma mesa cheia de deliciosos petiscos, é melhor forma de terminar o dia!
Na semana passada participei num Workshop de "Petiscos Portugueses", na Academia Vaqueiro. Um delicioso final de tarde, com a presença do enólogo Carlos Eduardo, já considerado “Enólogo do Ano” pela Região de Vinhos do Tejo e onde tivemos a oportunidade de conhecer e provar alguns dos melhores vinhos Cabeça de Toiro.



25 novembro, 2016

Passatempo Pack Jantar a Dois Odisseias

Anteriormente tiveram oportunidade de ganhar o meu livro de receitas, agora vão ter oportunidade de ganhar algo que eu própria aprecio imenso... um jantar a dois!
Foi a pensar nisso que em parceria com a Odisseias vamos sortear 3 pack Dois Jantar a Doisem que é possível encontrar encontrar maravilhosas tapas, requintados jantares, sabores de Itália, cozinha de fusão arrojada, entre outras experiências gastronómicas.

Para se habilitarem a ganhar um destes packs, basta seguir estas regras:
1) Fazer like no facebook da Odisseias
2) Fazer like no facebook do blog
3) Partilhar o passatempo no vosso mural de facebook
4) Cada participante pode participar uma vez por dia.
5) Preencher o formulário abaixo até dia 4 de Dezembro às 23h59.



Os vencedores serão seleccionados por random.org e depois contactados via email para entrega do pack Jantar a Dois.

24 novembro, 2016

Pizza Baguete

Todos temos aqueles dias em que não nos apetece cozinhar, não é verdade?! 
Comigo essa súbita preguiça ocorre com alguma frequência ao fim-de-semana, confesso...
Nessa altura acabo por fazer receitas com ovos, como a frittata com queijo de cabra, ovos mexidos simples ou com espargos e cogumelos, com abacate, ou outros petiscos como patés, asinhas de frango, pica-pau ou uma pizza.
Desta vez, decidi transformar 2 baguetes em pizza... basta cortar as baguetes e depois juntar os toppings preferidos: molho pesto ou de tomate, queijo mozzarella, tomate, presunto ou bacon, courgette ou outros legumes, oregãos e manjericão, violá!



23 novembro, 2016

Massa rápida de cogumelos e presunto

Já sabem que não resisto a um prato de massa, não é verdade?!
Existem imensos pratos de massa que adoro, como bolonhesa, carbonara, lasanha ou a mais simples one pot pasta, para mim existe algum de reconfortante num prato de massa acabado de fazer e em dias mais complicados é uma excelente solução para resolver o jantar.
E além disso, confesso que não resisto a experimentar massas com novos diferentes formatos e molhos para massas que vão aparecendo à venda nos supermercados, não só facilitam a tarefa na cozinha como ajudam a criar uma refeição mais interessante.



22 novembro, 2016

Monserrate - Tivoli Sintra

Com a chegada do Outono vieram dias mais frios, cinzentos e chuvosos, por isso sempre que o tempo dá tréguas nada melhor que aproveitar para dar um passeio sem pressas seguido de um relaxante almoço a 2. Desta vez, aproveitámos uma experiências Odisseias, mais concretamente um almoço no restaurante Monserrate no Tivoli Sintra.
No coração da vila de Sintra, tem uma localização privilegiada entre a Serra de Sintra e o Palácio da Vila, com o mar a perder de vista.



21 novembro, 2016

Foodie Meetup no restaurante Delfina

A convite da Zomato tive a oportunidade de conheces e degustar alguns dos pratos do restaurante Delfina. Situado na Praça do Município, no coração de Lisboa, a Delfina é um espaço inspirado na gastronomia portuguesa e do mundo, possui uma ementa em que podemos encontrar petiscos, pratos clássicos portugueses ou partir à descoberta do mundo.
O exterior é muito discreto passando despercebido, mas no interior o espaço é tradicional e clássico, com toques rústicos, ambiente envolvente e descontraído.
E para acompanhar boa comida, não podem faltar bons vinhos e a refeição foi acompanhada por vinhos Monte da Ravasqueira.



18 novembro, 2016

Jantar da Casa do Vinho no restaurante Entra

Na semana passada, tive o prazer um jantar da Casa do Vinho no restaurante Entra... e perguntam vocês: o que é a Casa do Vinho?
É possível que já tenham reparado que o Lidl Portugal tem vindo a apostar fortemente na oferta e promoção dos vinhos portugueses e, por conseguinte, na produção nacional, sendo que nesta altura oferece já uma extensa oferta de vinhos de qualidade a preços muito competitivos.
À semelhança do que já se passa com outros produtos comercializados pela marca, presta um apoio consistente e estruturado aos produtos/produtores nacionais garantindo a promoção e escoamento da produção de vinhos a nível nacional e internacional. A previsão de exportação para este ano é de cerca de oito milhões de garrafas de vinho português para 14 mercados, sendo que desde 2009 já exportou um volume total de quatro milhões de garrafas para mercados como a Alemanha, Bulgária, Croácia, França Hungria, Inglaterra, Itália, entre outros.
A maioria dos vinhos exportados são vinhos exclusivos, provenientes de diferentes regiões do país, como Dão, Alentejo, Douro e Península de Setúbal. 



17 novembro, 2016

Ovos rotos com pimentos e chouriço

Eu adoro ovos, de todas as formas e feitios!
Seja uma frittata com queijo de cabra, ovos mexidos simples ou com espargos e cogumelos, com abacate, ao estilo mexicano ou simplesmente uns deliciosos ovos estrelados com batatas fritas.
Já toda a gente deve ter ouvido falar dos ovos rotos, receita de nuestros hermanos, normalmente confeccionados com cebola salteada, batata frita, presunto e ovos estrelados.
A minha versão segue a mesma ideia de batatas e ovos, mas com outros ingredientes que tanto gosto à mistura: alho, pimentos, chouriço e oregãos são alguns deles.
É uma refeição gulosa e reconfortante, perfeita para um fim-de-semana preguiçoso, um brunch ou como um petisco para os amigos.



16 novembro, 2016

Marmelada

Dizem que já na Grécia antiga era usado para combater várias infecções, quer do estômago, quer da pele, além disso os marmelos eram vistos também como boas oferendas para os deuses, umas vez que eram frutos donos de um perfume único, uma fragrância especial que fazia com que, muitas vezes os marmelos fossem vistos mais como árvores decorativas do que para consumo.
O marmelo é um dos poucos frutos que não é consumido cru, isto acontece devido ao facto de o marmelo ter uma polpa muito rija e amarga. Assim, normalmente, é comido cozido, assado ou em doces como a marmelada ou a geleia, e como é bastante rico em pectina, a geleia de marmelo é muitas vezes usada para solidificar geleias de outros frutos. 
Confesso que nunca fui uma grande apreciadora de marmelada, mas o meu marido adora e a verdade é que só custa mesmo descascar os marmelos... se gostarem de uma marmelada mais escura, podem sempre deixar ficar a casca ou se preferirem podem aproveitar as cascas e caroços para a geleia. 
A sua época é curta, apenas de Setembro, Outubro e Novembro, pelo que se for dado a saudades e nostalgia, o melhor é armazenar uma boa quantidade que dure o ano todo.



15 novembro, 2016

Canto Saudade

Um canto que outrora foi um armazém de bacalhau, não estivesse ele localizado na Rua dos Bacalhoeiros, em Lisboa, é agora uma paragem obrigatória a todos os que pretendem viver e não esquecer.
No seu interior, aguarda-nos um espaço que traz o aconchego do antigamente com mesas de ar robusto de madeira, azulejos pintados à mão, uma garrafeira que enfeita a parede, lenços minhotos, bicicletas antigas e outros objectos tantos que nos lembram tudo o que foi e é tão nosso. 
O ambiente é acolhedor, são várias as noites em que existe música ao vivo, o atendimento é simpático e informal, mas cuidado e atento.
A carta é recheada de petiscos e pratos de cozinha portuguesa, para além disso têm menus de grupo e menus temáticos como as Viagens Gastronómicas.
Diz que deixa saudade a quem aqui passa e tal não podia ser mais verdade.



14 novembro, 2016

5 anos e um livro depois...

E vão 5!
Sim, é verdade, faz hoje 5 anos que publiquei o primeiro post no blog... como o tempo passa, e depressa! Têm sido 5 anos fantásticos, recheados de novos sabores e receitas deliciosas, novas amizades, experiências maravilhosas e gratificantes.
Este ano tem sido particularmente preenchido principalmente devido ao lançamento do livro, e talvez por isso me pareça que está a passar ainda mais depressa que outros anos, mas tem sido um período memorável.
E claro, que não podia deixar de assinalar esta data especial sem vos mimar! Por isso, e em parceria com a editora Vogais, temos para oferecer 3 exemplares do meu livro À Descoberta de Novos Sabores.



Para se habilitarem a ganhar um exemplar do livro, basta seguir estas regras:
1) Fazer like no facebook da editora Vogais
2) Fazer like no facebook do blog
3) Partilhar o passatempo no vosso mural de facebook
4) Cada participante pode participar uma vez por dia.
5) Preencher o formulário abaixo até dia 23 de Novembro às 23h59.



Os vencedores serão seleccionados por random.org e depois contactados via email para envio do prémio.

11 novembro, 2016

Apresentação Tetley Timeless Collection

Na semana passada, a marca Tetley apresentou no Patéo da Gale as novidades da marca... de uma forma muito original!
A Tetley revelou o novo posicionamento de marca, que visa incorporar valores de modernidade, proximidade e naturalidade, características que se refletem na sua nova identidade visual, no novo logotipo e novas embalagens. O novo packaging transporta o sabor de sempre de Tetley, mas traduz a essência e unicidade da Marca para o seu exterior, através de cativantes ilustrações dos vários ingredientes naturais que compõem os diferentes chás, uma nova expressão em embalagens exclusivas que ilustram a explosão de sensações, aromas e cores.


10 novembro, 2016

One pot pasta de tomate e espinafres

As massas são presença assídua na minha despensa!
Durante alguns anos resumiam-se ao esparguete, penne e fusilli, depois descobri o linguine, fettucine e lumaconi, apareceram as massas com sabores tão diversos como pesto ou caril, e mais recentemente têm aparecido no mercado algumas massas sem glúten.
Já tinha experimentado um fettucine de camarão com uma massa feita exclusivamente à base de milho e desta vez decidi experimentar uma massa de milho e quinoa. 
É uma massa com um sabor diferente das massas tradicionais, demora um pouco mais a cozinhar, mas é bastante saciante, além disso trata-se de uma massa que pode ser consumida por celíacos e com baixo teor de gordura.



09 novembro, 2016

Dourada no forno com limão e presunto

A dourada é um dos meus peixes preferidos, seja grelhado ou assado no forno.
É um peixe que sempre apreciei bastante, aliás acho que é o tipo de peixe que os portugueses em geral apreciam, é perfeito grelhado no Verão e igualmente delicioso assado no forno em dias frios e chuvosos. E uma das minhas formas preferidas de cozinhar este peixe no forno é simplesmente juntar-lhe algumas fatias de presunto e rodelas de limão, adicionar alguns legumes, temperar e levar ao forno. 
Podem usar outros legumes como cebola, pimentos, brócolos ou até mesmo batata, essencialmente legumes que gostem e têm sempre por casa, esta é uma receita simples e práctica para qualquer dia da semana.



08 novembro, 2016

Maresias

Entre a Marginal, que liga Cascais a Lisboa, o Maresias é um restaurante situado mesmo em cima da praia, onde temos a sensação de entrarmos mar adentro. 
Uma carta com destaque para ao peixe, mas em que os petiscos e as carnes não foram de todo esquecidos, cujas propostas fogem ao óbvio.
A decoração é simples, com elementos naúticos, sempre em tons claros de azul e branco, que lhe confere o aspecto que se espera quando visitamos um restaurante com uma ligação tão estreita com o mar.


04 novembro, 2016

Fomos de HIPPOtrip conhecer Lisboa

Não sei se acontece o mesmo convosco, mas desde que comecei a ver os HIPPOtrip a circular por Lisboa que tinha imensa vontade de ir experimentar e fazer o circuito, infelizmente durante o Verão não foi possível, mas a ideia não estava esquecida! E quando menos esperava surgiu a oportunidade de ir fazer este passeio através da Odisseias, e assim fomos conhecer uma Lisboa diferente a bordo do HIPPOtrip.
É um autocarro? É um barco? Bom, é mais um barco com rodas... e é uma forma totalmente diferente de conhecer Lisboa, por isso se a ideia de um tour pela cidade o aborrece, não se preocupe porque aqui tem de cerca de 1h30 de diversão!



03 novembro, 2016

Panados de frango no forno

Não parece, mas já estamos no Outono, e eu já estou naquela altura do ano em que não resisto ligar o forno! Seja carne ou peixe, uma entrada ou um bolo, adoro aquele toque que só se consegue cozinhando no forno e o calor que emana pela cozinha.
Não faço panados com frequência, mas quando faço prefiro sempre fazê-los no forno... não só porque é mais saudável, o resultado é igualmente delicioso e não existe todo aquele inconveniente de ter fritar, os cheiros e por aí fora. O único inconveniente  é mesmo a quantidade de loiça que se suja, uma taça aqui e outro ali, quando damos conta a cozinha fica um caos (principalmente quem tem cozinhas pequenas, como eu!)... mas recentemente aprendi um truque muito útil: arranjar um saco hermético, colocar a farinha, juntar a carne, fechar o saco e agitar até que a carne fique coberta com a farinha. Simples, não é?!



02 novembro, 2016

Bacalhau à Brás com presunto

Suponho que a esta altura já deve ter dado para perceber que adoro receitas à brás, certo? Seja com bacalhau ou outro tipo de peixe, de carne ou mesmo em versão vegetariana, é uma receita que sai sempre bem e faz as delícias de todos, não há mesmo como enganar!
Por isso, não é de estranhar que quando me deparei com esta receita, tive imensa curiosidade... por um lado, gosto de ideia de combinar presunto com peixe, embora por outro tivesse ficado com algum receio que o sabor fosse demasiado salgado.
O resultado é um delicioso bacalhau à brás! Basta não adicionar sal enquanto tempero e é preciso ter cuidado com o tipo de bacalhau que usam, se por acaso não for bacalhau desfiado e demolhado, convém demolharem durante algumas horas e assim garantem que não fica salgado.



01 novembro, 2016

Jardim dos Sentidos

Situado mesmo no centro de Lisboa, perto da Avenida da Liberdade, encontra-se um pequeno oásis um dos restaurantes vegetarianos mais antigos da cidade e para além da experiência gastronómica, conta com um espaço dedicado a diversas terapias.
À hora do almoço conta com um buffet e ao jantar funciona à carta, onde podem encontrar pratos vegetarianos e vegans, opções sem glúten, com influências asiáticas, mexicanas ou italianas.
O espaço é muito acolhedor, decorado com motivos orientais, a fazer lembrar o Nepal pelas cores e padrões, existem vários espaços de refeição incluindo um maravilhoso jardim.
Já visitei vários restaurantes vegetarianos, mas sem dúvida que o Jardim dos Sentidos é o meu preferido!


(Foto retirada do facebook)

31 outubro, 2016

Ideias para o Halloween

O Halloween, ou Dia das Bruxas se preferirem, é um celebração muito popular nos países anglo-saxônicos, festeja-se no dia 31 de Outubro véspera da festa cristã ocidental do Dia de Todos os Santos. Algumas teorias sugerem que a origem das comemorações do Halloween tenham surgido entre o povo celta, através das festividades pagãs do fim do período de Verão e início do Inverno, o “Festival de Samhain”, que tinha como objectivo dar culto aos mortos e à deusa YuuByeol (símbolo antigo da perfeição celta). Dizia-se que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.
É uma data que se tem tornado cada vez mais popular em Portugal, sendo mais frequente crianças e adultos mascarados de diabos, bruxos, mortos, monstros, vampiros, e outros personagens. Neste dia de "horror" as crianças e jovens baterem de porta em porta e utilizam a celebre expressão "Trick or treat" (doce ou travessura).
Aqui ficam algumas ideias assustadoramente deliciosas!


28 outubro, 2016

MOMENTOS ÚNIQOS DELTA Q

A Delta Q nasceu em 2007 com o objectivo de levar o expresso perfeito a casa de todos os portugueses, é uma combinação única de lotes de café das mais diversas origens, conservada em cápsulas que preservam todo o sabor e aroma, e que é preparada com toda a simplicidade.
A Delta Cafés, eleita Marca de Confiança por vários anos consecutivos, mais do que líder no segmento de cápsulas de café, é um símbolo do empreendedorismo e da capacidade de inovação em Portugal, mas também da essência e da magia do café.
No evento de apresentação que decorreu no CCB foram anunciadas as novidades Delta Q para este Outono.


Fotografia Rui Miguel Nabeiro

27 outubro, 2016

Fettuccine com camarão e tomate

Sempre me lembro de gostar de massa... qualquer tipo de massa, fosse lasanha, carbonara ou bolonhesa, a verdade é que bastava a minha avó fazer um pouco de esparguete simples e eu já ficava toda contente!
Para esta receita, se não tiverem fettuccine ou linguine, utilizem penne ou até mesmo esparguete tradicional.
As massas sempre fizeram parte da despensa cá de casa e embora actualmente faça menos receitas deste tipo, confesso que um prato de massa acabadinho de fazer em dias cinzentos, frios ou chuvosos é das coisas que mais feliz me deixa. E claro que ajuda muito se a juntar a uma receita deliciosa, esta tiver cores vivas e alegres!



26 outubro, 2016

Quiche de tomate e courgette

Existem imensas formas de fazer quiche, é algo que adoro fazer em casa por ser muito práctico e versátil, e porque costuma ser uma forma de aproveitar sobras de ingredientes.
Desta vez, decidi fazer uma quiche de legumes, mais precisamente com dois dos meus legumes preferidos: tomate e courgette, o resultado é uma quiche muito saborosa e que fica muito bonita com as cores dos legumes e do creme. 
Um truque muito simples para que esta quiche fique perfeita é adicionar o sal apenas quando indicado na receita, se por acaso decidir juntar sal directamente ao tomate e à courgette não vai correr bem já que o sal vai fazer com que soltem a humidade e consequentemente, a massa vai ficar húmida e mole. 


25 outubro, 2016

Dim Sum

Existem restaurantes chineses e depois existe o Dim Sum, uma verdadeira surpresa!
Mesmo ao lado do Oeiras Parque, num edifício que inclui um ginásio encontra-se este restaurante cantonês, o espaço é bastante amplo mas sem qualquer personalidade... parece uma sala de uma quinta de casamentos algo desactualizada.
Não se preocupem com a barreira linguística, pois apesar de a maioria dos empregados não falar bem português, facilmente percebem o que pretendemos.
A lista é incrivelmente extensa... por isso, recomendo que sejam um pouco ousados e escolham um dos menus surpresa!



24 outubro, 2016

À Descoberta de Novos Sabores no programa Faz Sentido

Na 6.ª feira estive no programa Faz Sentido, da SIC Mulher, com a Adelaide Sousa a falar sobre a o meu livro À Descoberta de Novos Sabores e levei comigo 2 receitas deliciosas que podem encontrar no livro.
Foi uma conversa muito descontraída, onde falámos do livro, de especiarias e ervas aromáticas, de partilha e da paixão pela comida.
O programa é transmitido hoje às 15h e vão ter a oportunidade de ganhar um exemplar do livro, por isso fiquem atentos! Se não conseguirem ver na tv, podem sempre ver online.




21 outubro, 2016

Sugestões para o fim de semana #31




Este ano, o 36º Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, apresenta o tema Sabores do Mar Português e convida os visitantes a mergulharem nos sabores da tradição e da inovação culinária, entre os dias 21 de Outubro a 1 de Novembro.
Durante os 12 dias o Festival disponibiliza 12 tasquinhas tradicionais e um restaurante conceito que representam o melhor que a Gastronomia Portuguesa tem para oferecer em produtos, temperos e vinhos.
Mais informações e programa completo no site.

20 outubro, 2016

Bolo de iogurte e framboesa

Cá por casa as receitas de forno são sempre muito apreciadas, como eu costumo dizer a comida de forno tem outro sabor... adoro os aromas que se espalham pela cozinha e o calor reconfortante que emana pela casa. 
Sou daquelas pessoas que até no Verão costuma ligar o forno, mas confesso que este ano o calor levou a melhor e eu evitei ao máximo usar, mas agora que dias mais frios e cinzentos se aproximam sabe tão bem ter uma fatia de bolo ao lanche acompanhado por uma chávena de chá.
E, talvez por se tratar de um bolo leve e delicado, esqueço a chuva que teima em cair lá fora.



19 outubro, 2016

Cuscuz e camarão

Muitas vezes oiço pessoas comentarem " Não tenho tempo para cozinhar..." ou "Nunca sei o que fazer para o jantar..." e eu costumo dizer que não é tanto uma questão de tempo, mas sim de imaginação. E se em muitos dias já tenho diversas receitas planeadas, noutros dias limito-me a cozinhar qualquer coisa que me apetece com alguns ingredientes que tenho na despesa e no frigorífico.
Eu adoro cuscuz! Se nunca experimentaram, têm mesmo de experimentar, mas se preferirem podem substituir por quinoa, não se esqueçam é que não vão ter o jantar na mesa tão depressa. 
O cuzcuz é práctico, versátil, leve e rápido, o que o torna perfeito como acompanhamento ou prato principal a qualquer dia da semana.



18 outubro, 2016

Brunch no Páteo de Lisboa

Com a chegada do Outono, e depois de uma semana em que estive um pouco doente, nada melhor que um miminho de fim-de-semana! Eu e o Bruno já tínhamos saudades de ir ao brunch e no Sábado, através da Odisseias, fomos experimentar o brunch no Páteo de Lisboa.
O atendimento é muito simpático e atento, têm o cuidado de questionar se existe algum tipo de alergia ou intolerância alimentar, além disso, o brunch é delicioso (existe opção vegetariana), com muita variedade, produtos frescos e  uma excelente relação qualidade/preço.
Tenho a certeza que irei repetir!


14 outubro, 2016

Sugestões para o fim de semana #30



Nos meses de Outubro e Novembro, o Canto Saudade propõe-lhe uma viagem gastronómica pelos sabores de Portugal e do mundo! Começámos a nossa viagem pelo Norte de Portugal, passando por Cabo Verde e pela Ilha da Madeira, com uma paragem pela época do Magusto, para assim terminarmos em Angola! 
Descubra Portugal e o mundo através do seu paladar!
O menu inclui entrada, prato principal, sobremesa e bebida, custo 20€/pax
Informações e reservas através do nº 213 032 035.

Visita à Adega Mayor

Localizada junto às vinhas, na Herdade das Argamassas, a Adega Mayor é o sonho antigo do Comendador Rui Nabeiro tornado realidade pelas mãos do arquitecto português Siza Vieira, um projecto que pretende colocar Campo Maior na rota internacional do Enoturismo, uma homenagem à arquitectura do vinho e da vida. 
Lá dentro tudo é pensado ao pormenor e em cada passo descobrem-se as simetrias, as linhas minimalistas, os espaços despidos de obstáculos, a discrição da iluminação, a amplitude das áreas de trabalho, e no exterior o enquadramento faz uma verdadeira homenagem à paisagem, com um horizonte a perder de vista.



13 outubro, 2016

Arroz doce

Um pouco por todo o Mundo, desde a Ásia, à Europa, passando por África existe uma tradição de arroz doce. Seja o Moghli no Líbano, Pudding Orez em Israel, Banana rice pudding no Cambodja, Kheer na índia, Kiribath no Sri Lanka, Arroz con leche em Espanha ou Rice pudding no Reino Unido. Pode ser cozido em leite, em leite de coco ou em água, pode conter açúcar ou leite condensado, água de rosas ou de flor de laranjeiro, amêndoas, fruta, chocolate, frutos secos, tâmaras, passas ou especiarias.
Eu costumo dizer que a comida é uma linguagem universal, numa época em que tanto se debate o que é a comida tradicional ou típica portuguesa, acho fascinante como podemos influenciar e sermos influenciados em termos culturais e gastronómicos, de tal forma que uma receita pode dar a volta ao Mundo e ser adaptada de forma diferente em cada país.
E  depois da apresentação da nova Yämmi, esta foi a minha primeira experiência cá em casa com a minha nova ajudante, e posso dizer-vos que o arroz doce ficou de comer e chorar por mais!