30 julho, 2015

Saladas no Frasco

Quantas vezes não sabemos o que preparar para levar para o trabalho? Quantas vezes não nos apetece preparar o almoço para levar para o trabalho e acabamos por comer algo pouco saudável? E quantas vezes temos legumes no frigorífico que deixamos estragar?!
O livro Saladas no Frasco mostra como se pode criar um salada em camadas, com alguma preparação podemos ter saladas frescas e prontas a consumir para toda a semana, e que facilmente pode ser transportada. 



Editorial Presença lançou recentemente o livro Saladas no Frasco, de Julia Mirabella (autora do blog Food and other stuff), são 28 receita de saladas em camadas para guardar e levar!
Este livro dá todas as dicas de como preparar as suas saladas com os ingredientes mais frescos, de forma rápida, fácil e saudável.
As saladas em frascos são ideais para levar para o trabalho, mas têm muitas outras utilidades. São também uma forma excelente de oferecer refeições rápidas e frescas ou para levar salada para um churrasco em casa de um amigo.





Confesso que com as férias, ainda não experimentei nenhuma salada... mas têm tão bom aspecto, que apetece experimentar todas!
No livro, existem receitas mais familiares como melancia e feta, caprese ou salada César, e depois temos combinações diferentes como espinafres, mirtilos e queijo azul, azedas e pêssegos ou palmito; além disso, o livro também tem várias receitas de vinagretes e a melhor forma de o transportar usando as saladas no frasco.

29 julho, 2015

Smoothie de café e morango

Tenho uma pequena confissão a fazer... durante muitos anos não fui uma grande apreciadora de café! Não apreciava o sabor, nem conseguia entender muito bem o fascínio que exercia em algumas pessoas... Seja por influência do meu marido (um verdadeiro apaixonado pelo café), elos gostos que se alteram com a idade ou porque um blog de culinária nos expande os horizontes, já não consigo actualmente imaginar a minha vida sem café!
Uma das coisas que tenho aprendido é a usar diversos ingredientes ou alimentos de forma diferente da habitual, desde o caril e outras especiarias, o vinagre ou o café. Exemplo disso, são as receitas que podem encontrar no site Nespresso: vários tipos de  latte e café gelado, cocktails, granizado, bolos e biscoitos....
Pode parecer um pouco estranho combinar fruta e café, mas acreditem que este smoothie além de ser leve e refrescante, vós vai dar um boost de energia!




Ingredientes:
2 cápsulas de café Grand Cru Linizio Lungo
250g morangos
4 bolas de gelado de morango
Mel ou açúcar q.b (opcional)




Preparação:
- Prepare o café Grand Cru Linizio Lungo em lungo (2 x 110ml), coloque numa taça e deixe arrefecer.
- Lave e arranje os morangos, corte-os em pedaços pequenos.
- Numa liquidificadora coloque o café frio, os morangos e o gelado, triture durante cerca de 30 segundos até obter uma mistura suave.
- Se desejar, adicione um pouco de açúcar ou mel.
- Sirva decorado a gosto.




Fonte - Receita adaptada do site Nespresso

28 julho, 2015

Dinastia Tang

No que toca a localização, o Dinastia Tang não fica numa zona "in" nem movimentada como outras zonas de Lisboa, está um pouco no meio do nada... tem a grande vantagem do estacionamento ser abundante e gratuito.
Não existe nada de típico neste chinês, portanto se for essa a vossa expectativa vão sair desiludidos!
O espaço é elegante e discreto, muito amplo, com mobiliário e peças chinesas, bem como vários biombos trabalhados que criam várias zonas.


23 julho, 2015

Espetadas de perú com molho de pimentos

Há já alguns anos que me habituei a fazer espetadas caseiras.
É verdade que actualmente os talhos já têm diferentes tipos de espetadas, com vários tipos de carne e peixe, legumes e com mais qualidade, mas eu gosto de ter a possibilidade de escolher exactamente aquilo que a minhas espetadas têm.
Por exemplo, se virem no blog as diferentes receitas de espetadas vão reparar que poucas vezes têm pimento verde e quando têm é em pouca quantidade, não tenho nada contra a cor do pimento e a explicação é simples: por norma, o pimento verde provoca-me azia. 
Estas espetadas são muito simples, basta temperar, colocar nos espetos de madeira e grelhar, para o molho basta terem uma picadora ou liquidificadora.
É uma excelente receita de Verão, já que as espetadas são leves e ficam perfeitas grelhadas acompanhadas pelo molho adocicado de pimentos.




Ingredientes:
500g bifes de perú
Paprika q.b.
Sumo de 1 limão
250g pimentos vermelhos em conserva
1 cebola roxa
1 c. chá de mel
Coentros q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.




Preparação:
- Corte os bifes de perú em tiras de 2 a 3 cm, tempere com paprika, sumo de meio limão, sal, pimenta e um fio de azeite. Reserve.
- Prepare o molho de pimentos colocando numa picadora os pimentos de conserva, a cebola, o mel, sumo de meio limão, os coentros, azeite, sal e pimenta, triture até obter um molho.
- Rectifique os temperos.
- Coloque o molho numa taça e reserve no frigorífico até ao momento de servir.
- Insira as tiras de carne nos espetos de madeira em formato de S.
Grelhe as espetadas numa frigideira ou num grelhador, durante cerca de 4 a 5 minutos de cada lado.
- Sirva com o molho de pimentos.



22 julho, 2015

Panini de presunto, tomate e mozzarella

Panini é uma sandes típica italiana, normalmente o pão é grelhado de forma a fundir os ingredientes, e pode ser preparada com inúmeros ingredientes diferentes.
Foi recentemente no supermercado que descobri que tinham à venda paninis e como não é algo muito usual trouxe comigo para experimentar, mas se não encontrarem não se preocupem: usem outro pão, como por exemplo pão tipo baguete, pão de mafra ou se preferirem pão mais escuro..
Basta juntar ao pão os seus ingredientes preferidos ou aproveitar sobras de outras receitas: frango grelhado desfiado, queijo, charcutaria, fruta, legumes... para esta panini, decidi simplesmente juntar os sabores clássicos do presunto, tomate e mozzarella, temperados com oregãos e pimenta.




Ingredientes:
Pão tipo Panini
Fatias de presunto
Tomate
Queijo mozzarella
Oregãos q.b.
Pimenta q.b.




Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 150º.
- Leve o pão ao forno durante alguns minutos, retire e deixe arrefecer um pouco.
- Abra o pão.
- Coloque as fatias de presunto, depois as rodelas de tomate e de mozzarella, polvilhe com oregãos e tempere com pimenta.
- Sirva fria ou se preferir leve novamente ao forno e deixe o queijo mozzarella derreter.



21 julho, 2015

Brunch no Real Palácio

Para aqueles que ao Domingo gostam de reunir a família à mesa por largas horas, o Real Palácio localizado no centro de Lisboa,  criou um brunch que proporciona um dia diferente.

16 julho, 2015

Lulas salteadas

A verdade tem de ser dita: com este calor fantástico não apetece nada estar na cozinha!
Peço imensa desculpa se vos desiludo, mas a verdade é com este calor e sol, principalmente em tempo de férias, o que se quer é passear, descansar, aproveitar os dias quentes e longos... e não passar horas na cozinha. E por isso mesmo, as (poucas) receitas que vão saindo da minha cozinha são os mais prácticas e rápidas possíveis.
Recentemente, descobri esta lula patagónica e como já há bastante tempo não fazia lulas cá em casa decidi experimentar. A vantagem desta lula é que já vem eviscerada, limpa e cortada, portanto basta temperar a gosto e cozinhar.





Ingredientes:
1 embalagem de Lula Patagónica
1 c. sopa azeite
3 dentes de alho
3 pimentos vermelhos de conserva
Coentros q.b.
Sumo de limão q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.




Preparação:
- Tempere as lulas com sal e pimenta. Reserve.
- Corte os pimentos em tiras finas e lamine o alho.
- Numa frigideira, deite o azeite e junte o alho e os pimentos, deixe saltear.
- Depois junte as lulas e deixe cozinahr durante cerca de 5 a 7 minutos.
- Pique os coentros e junte à frigideira, envolva e por cima deite o sumo de limão.
- Acompanhe com salada e arroz branco.





Nota:
Se preferir acompanhe com batatas assadas ou preparadas no microondas.

15 julho, 2015

Asas de frango à marroquina

Um dos meus petiscos preferidos são asinhas de frango!
Sei que provavelmente muitos não devem apreciar, mas isto é uma mania que já vem desde pequena, por isso se quiserem substituam as asinhas por cerca de 6 perninhas de frango. Sou também fã de frango frito, mas a minha forma preferida de cozinhar frango é sempre no forno, não é só por ser mais saudável é mesmo uma questão de preferência por causa do sabor.
São muitos simples de fazer, basta temperar e juntar as especiarias, levar ao forno e se quiserem podem depois juntar um simples molho de iogurte.
E com estes dias de sol, sabe tão bem um petisco à mesa!...




Ingredientes:
1 kg asinhas de frango
1 c. sopa azeite
Sumo de meia lima
1 c. sopa Segredos do Mundo Marrocos
Sal q.b.
Pimenta q.b.




Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Numa taça, misture o azeite, segredos Índia e sumo de meia lima, envolva e depois esfregue as asinhas de frango com esta mistura.
- Coloque num recipiente para forno e deixe cozinhar durante cerca de 30 minutos ou até que estejam cozinhas e com a pele dourada.
- Acompanha com cuscuz e se quiser molho de iogurte.



14 julho, 2015

Nespresso Gourmet Weeks

A Nespresso desafiou alguns dos mais conceituados Chefes em Portugal a olhar para o café com outros olhos, com o objectivo de proporcionar experiências únicas aos amantes da gastronomia. Vários Chefes de renome como João Rodrigues; Pedro Lemos; Frederic Breitenbucher; Renato & Dalila Cunha; Cyrill Devilliers, Joaquim de Sousa & Francisco Siopa; e Arnaldo Azevedo, aceitaram o desafio e criaram menus exclusivos, onde o café serve de inspiração para toda a refeição. O Chefe anfitrião recebe no seu restaurante os Chefes convidados e o resultado promete elevar a experiência de degustação a um patamar de excelência. 

09 julho, 2015

Arroz de tamboril com delícias do mar

Existem receitas que imediatamente nos recordam de algo, para mim o arroz de tamboril é uma delas.
Consigo lembrar-me perfeitamente de passar o Verão pela Costa da Caparica ou o Algarve e de várias vezes comer um belo arroz de tamboril ou de marisco, bem malandrinho, junto à praia.
Eu gosto de juntar ao meu arroz de tamboril os típicos pimentos e tomate, depois gosto de dar um toque diferente juntando o molho inglês e o fumo líquido para dar um sabor diferente, se quiserem tornar a receita mais rica podem juntar outros peixes ou vários tipos de marisco e podem usar piri-piri no tempero.
É uma daquelas receitas que são de comer e chorar mais, e por isso são perfeitas para juntar a família ou os amigos à mesa.




Ingredientes:
1 embalagem de cubos de tamboril 
1 embalagem de delícias do mar
Sal q.b.
Pimenta q.b.
1 cebola 
3 dentes de alho
1 pimento verde, em cubos

1 pimento vermelho, em cubos
50g azeite 
250g tomate, em pedaços
250g arroz agulha Bom Sucesso
50g vinho branco
1 caldo de peixe
1 c. chá de molho inglês
1 c. chá de fumo liquido (opcional)
600g água
20g coentros picados





Preparação:
- Tempere os cubos de tamboril e o miolo de camarão com sal e pimenta, corte as delícias do mar em pedaços. Reserve.
- Coloque no copo a cebola, os alhos e pique 8seg, Vel 4.

- Junte o azeite e os pimentos e refogue 3min, Temp Varoma, Vel 1.
- Junte o tomate e programe 5min, Temp Varoma, Vel 1.
- Adicione o arroz, o vinho, a água, o caldo de peixe, o molho inglês e o fumo liquido, envolva com a espátula e programe 10min, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- Com a ajuda da espátula, solte o arroz.
- Junte os cubos de tamboril, rectifique os temperos e programe 5min, Temp 100º, Vel Colher Inversa.

- Adicione as delícias do mar e os coentros e envolva e programe 2min, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- Sirva.




Nota:
Se quiser pode substituir as delícias do mar por camarão ou outro tipo de marisco.

08 julho, 2015

Panini de frango grelhado e maionese Hellmann's

De tempos a tempos gosto imenso de comprar aquele frango de churrasco com molho de limão, típico das churrasqueiras, e como cá em casa somos só 2 é normal que sobre sempre um pouco de frango.
Quando era miúda, adorava quando a minha avó fazia esparguete e lhe juntava os pedaços de frango desfiados... agora, que já sou mais crescida, e ainda que seja uma das minhas formas preferidas de aproveitar as sobras de frango, gosto de diversificar e fazer coisas igualmente simples e saborosas, mas diferentes.
Com o calor uma das coisas que adoro são as tostas de frango, esta panini é uma versão mais leve e simples, que podem inclusivamente levar para um piquenique ou para a praia.
Podem usar outro tipo de pão e vegetais, mas eu acho que o frango combina na perfeição com a alface e o tomate, e são ingredientes que normalmente temos sempre em casa.




Ingredientes:
Pão tipo Panini
Restos de frango desfiado (churrasco ou grelhado)
Alface
Tomate
Lascas de Parmesão
Maionese Hellmann's




Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 150º.
- Leve o pão ao forno durante alguns minutos, retire e deixe arrefecer um pouco.
- Abra o pão.
- Coloque a alface e depois o tomate em rodelas, frango desfiado e lascas de parmesão, por cima coloque a maionese.



07 julho, 2015

Sushi Fest

Durante meses e um pouco por todo lado foi feita publicidade ao Sushi Fest: o auto-denominado o primeiro festival de sushi da Europa e que pretendia ser um festival gastronómico e musical com artistas portugueses de renome durante 3 dias, um conceito inovador e apelativo.
Desde o início achei que era o tipo de evento em que demasiadas coisas podiam correr mal: sushi, num espaço ao ar livre, com calor e os potenciais milhares de pessoas no mesmo local. E por isso,  a juntar ao facto do preço excessivo (mas há quem gaste tanto ou mais em concertos ou jogos de futebol portanto nada de estranho),  e o facto mas para mim foi evento que coloquei de lado... até ganhar um bilhete duplo para o mesmo poucos dias antes de começar.


Começando por aquilo que é o mais positivo neste evento e que é digno de elogio.
O espaço e o ambiente. Não conhecia os Jardins do Palácio Marquês de Pombal mas fiquei com vontade de regressar para conhecer melhor, os jardins são amplos e muito bonitos. 

O espaço foi bem aproveitado: áreas de lounge com puffs, áreas para comer e o melhor o Espaço Japão onde decorriam demonstrações, os workshops gratuitos e estavam presentes algumas marcas. O ambiente era descontraído e informal, se calhar até um pouco demais porque basicamente até tínhamos de comer de pé...
Deixo também o elogio à organização pelo facto de: existirem vários estacionamentos gratuitos próximos, quer a polícia quer o staff muito simpáticos e sempre disponíveis a dar todas as informações/indicações, e por último os wcs estarem limpos que normalmente é coisa complicada neste tipo de eventos.


Infelizmente, não me enganei quanto ao evento correr mal a julgar por todas as notícias que foram publicadas, bem como as reclamações feitas nas redes sociais por parte de quem esteve presente no 1º dia do evento (podem ver aqui, aqui e aqui). No 2º dia, pelo que tive oportunidade de ler tinha corrido muito melhor... mas é importante salientar que no 2º dia houve muito menos gente que no 1º. Portanto, já sabendo que iria no último dia do evento (Sábado) preparei-me psicologicamente: apreciar o espaço e se não houver confusão para comer excelente, caso contrário não nem pensar em esperar 2 ou 3 horas numa fila (não me cansem a beleza pá!) e já com 2 ou 3 alternativas alinhadas para jantar.

Ora, chegámos relativamente cedo para poder usufruir do espaço e ainda bem que o fizemos já que estacionamos perto com facilidade, pudemos assistir às demonstrações de taiko (tambores japoneses) e kenjutsu (sabre japonês), bem como participar no workshop de caligrafia japonesa. 


Constatei que pelas 19h30 já havia quem estivesse a comer sushi (o medo que acabasse devia ser muito!), nós fomos comer pelas 20h30 existiam várias filas nenhuma muito grande e demorámos cerca de 15 minutos na fila até termos os nossos combinados.
Passado ao combinado em si... como é que devo dizer isto... para um evento que se pretendia tão grandioso... a comida servida era patética, sofrível. 
O combinado quase só tinha salmão, vinham umas peças com sardinha que tinham um aspecto horrível, alguns rolos mal se tocavam desfaziam-se... ponto positivo: o peixe era fresco, os nigiris estavam muito bons e os makis também. 

Depois do prato maior, segue-se o prato pequeno e aqui as coisas pioram substancialmente: as filas são muito mais demoradas e qualidade do peixe é inferior.
Provámos os temakis de salmão e queijo-creme e camarão com manga, até nem tinham mau aspecto, mas a alga que envolve o arroz e o peixe parecia borracha! De seguida, uma espécie de mini-combinado... melhor apresentação, mas os sabores (e o peixe) eram mais do mesmo. Quanto ao sashimi, era servido salmão, atum e o peixe manteiga (não poderia ser mais banal) com o peixe a vir muito mal cortado.


Conclusão: para se fazer um evento deste género é preciso melhorar e muito a organização, e se eu tivesse pago o valor que era pedido por um bilhete duplo (quase 100€ bilhete normal) certamente teria ficado muito insatisfeita, porque de facto não cumpriu as expectativas que foram criadas ao longo de meses. 


Click to add a blog post for Sushi Fest on Zomato

03 julho, 2015

Blog em modo férias

Eis-nos (finalmente!) chegados aquela altura do ano pela qual esperamos ansiosamente: as férias!
Mas descansem que o blog não vai parar! :)
Vai estar menos activo que o habitual e as publicações serão feitas menos dias por semana, mas ainda assim (espero eu!) com propostas muito interessantes. E quem quiser pode "acompanhar-me" no instagram.


Este ano, por motivos de saúde de familiares, optámos pelo "vá para fora cá dentro".
Portanto, vamos a ideia é rever e descobrir novos locais por Lisboa... e se tudo correr bem, serão férias recheadas de sol, praia, passeios, restaurantes novos, alguns museus e exposições, e pelo meio quem sabe uns dias na casa do Alentejo ou um saltinho ao Porto para visitar a família.

Boas férias para quem vai, coragem para quem ainda tem de esperar mais algum tempo pelo merecido descanso e até já!

Passatempo Saladas no Frasco

Estou mesmo a ir de férias, mas antes de ir deixo-vos um passatempo delicioso!
A pensar em refeições rápidas, fáceis e saudáveis, eu e a Editorial Presença vamos oferecer um livro a pensar em todos aqueles que têm uma vida preenchida e procuram uma forma práctica de consumir saladas frescas quando estão fora de casa, no trabalho, num piquenique... em qualquer lugar!




Editorial Presença acaba de lançar o livro Saladas no Frasco, de Julia Mirabella (autora do blog Food and other stuff http://www.myfoodandotherstuff.com/), são 28 receitas em camadas para guardar e levar!
Descubra uma maneira rápida, fácil e saudável para as suas refeições! Este livro dá-lhe todas as dicas de como preparar as suas saladas com os ingredientes mais frescos.
As saladas em frascos são ideais para levar para o trabalho, mas têm muitas outras utilidades. São também uma forma excelente de oferecer refeições rápidas e frescas ou para levar salada para um churrasco em casa de um amigo.


Para se habilitarem a ganhar um exemplar deste livro, basta seguir estas regras:
1) Fazer like no facebook do blog
2) Fazer like no facebook da Editorial Presença
3) Partilhar o passatempo no vosso mural de facebook
4) Cada participante pode participar uma vez por dia. 
5) Preencher o formulário abaixo até dia 12 de Julho às 23h59.





O vencedor será seleccionado por random.org e depois contactado via email para fornecer a morada para onde será enviado o prémio.
Passatempo válido para Portugal.

02 julho, 2015

Sugestão de ementas

Sinto que estou em falta convosco!
Há bastante tempo que não partilho convosco as ementas que habitualmente planeio, aliás confesso que não tinha noção de há quanto tempo tinha sido até ir ver a última ementa publicada, por isso o post de hoje serve para vos compensar e (espero eu!) dar-vos algumas ideias.
Mantenho o planeamento das minhas ementas de forma mensal, sempre com a possibilidade alterar quer as receitas quer a semana/dia em que as preparo, mas para quem quiser agora começar a planear as refeições com antecedência recomendo que comece com ementas semanais.

Ementa 1
Semana 1

Semana 2

Semana 3

Semana 4

Ementa 2

Semana 1
Bhajis de cebola
Mac & Cheese alternativo
Tranches de pescada com tomate e cogumelos
Frango ao estilo basco

Semana 2
Creme de brócolos
Taça de iogurte com corn flakes e fruta desidratada
Tagliatelle carbonara com espinafres
Frango Balti

Semana 3
Croquetes de batata
Mimos de pescada ao vapor
Massada de porco
Bacalhau à Brás

Semana 4
Risotto de chouriço e tomate seco
Pernas de frango crocantes no forno
Bolinhos de peixe
Espetadas indianas

Ementa 3

Semana 1
Cogumelos recheados com requeijão, azeitonas e tomate seco
Spaghetti al pestto com camarão
Salada quente de grão e chouriço
Bacalhau à Lagareiro

Semana 2
Rolinhos de courgette e mozzarella
Lombos de pescada com presunto
Caril de frango
Salteado tailandês

Semana 3
Spaghetti al pesto com cogumelos e tomate
Sandes BLT
Frango assado com limão e molho sweet chilli
Chop suey de porco rápido

Semana 4
Gnocchi com molho de tomate
Noodles Chiang Mai
Lombos de pescada com caril
Empadão de carne e espinafres


Ementa 4

Semana 1
Pizza de pesto e tomate
Tacos de salmão
Frango panado com parmesão
Caçarola do Mar

Semana 2
Pataniscas de milho e delícias do mar
Hambúrguer de novilho com cebola caramelizada em bolo do caco
Moelas e linguiça estufadas
Bacalhau gratinado com legumes

Semana 3
Quiche de cogumelos e presunto com queijo de cabra
Bifinhos de porco com cogumelos e molho de natas com estragão
Pescada à Brás
Pernas de frango com molho de cebola e cerveja

Semana 4

Ementa 5


01 julho, 2015

Tentáculos de pota à lagareiro

Uma das minhas receitas preferidas (de todos os tempos!) é polvo à lagareiro. Uma receita simples, reconfortante e bem portuguesa, preparada com alho e coentros e claro, com umas batatinhas a acompanhar. 
Um destes dias a minha mãe trouxe-me imensa pota e como já estava com o congelador a abarrotar, tive de pensar que receitas preparar.
A receita de hoje é a sua versão mais económica preparada com pota.
Não sei ao certo o motivo, provavelmente devido a uma preferência dos consumidores, a pota é considerada o "parente pobre" do polvo e por isso é consideravelmente mais barata.
A pota é parecida com polvo em vários aspectos como a aparência, a textura e até o sabor, além disso é um produto baixo em gorduras e fonte de proteína.




Ingredientes:
1.2kg tentáculos de pota
6 dentes de alho
1 molho de coentros
Azeite q.b.
Sal marinho tradicional Necton q.b.
Pimenta q.b
1 folha de louro
1kg batata para assar




Preparação:
- Coza a pota, com sal, pimenta e louro, durante cerca de 45 minutos ou até que esta esteja macia.
- Quando a pota estiver quase pronta, lave e seque as batatas, coloque-as no MicroCook ou noutro recipiente próprio para microondas. Coloque as batatas no microondas, com sal e pimenta, programe a potência máxima, durante 15 minutos. Depois retire e deixe repousar durante 5 minutos.
- pré-aqueça o forno a 180º.
- Pique os alhos e os coentros.
Coloque a pota e as batatas num tabuleiro de forno, por cima espalhe o alho e os coentros, regue com azeite. 
- Leve ao forno por mais 10 minutos.