30 junho, 2015

Passage to India

Provavelmente, uma das melhores refeições que já fiz num restaurante indiano!Eu sou apaixonada por esta gastronomia e quando descobri este restaurante fiquei fascinada com a decoração.
O restaurante já que está muito bem localizado na zona do Saldanha, perto do metro e da zona comercial.
Mal entrei soube que ia que ser uma experiência memorável: 1) a decoração à entrada e 2) mais importante ainda, o cheiro a especiarias que se sentia no ar.

29 junho, 2015

Frittata de legumes

Começamos mais uma semana com uma receita multifacetada: pode ser servida à mesa do pequeno-almoço ou brunch, mas também pode ser um almoço rápido e leve com uma salada a acompanhar.
É uma frittata mais leve do que aquelas que costumo fazer já que está repleta vegetais. Bastou-me juntar courgette que tinha sobrado de outra receita e juntar-lhe outros ingredientes que me pareciam uma boa combinação.
Um pouco de imaginação é tudo quanto precisam: alguns vegetais, tempero a gosto e ervas aromaticas, ovos e um pouco de parmesão para finalizar.
Simples, rápido e saboroso, perfeito para começar a semana.




Ingredientes:
6 ovos
2 c. chá coentros Margão
1 c. sopa azeite
3 chalotas
1 dente de alho
5 pimentos vermelhos de conserva
200g courgette
2 c. sopa parmesão ralado q.b. (opcional)
Sal q.b.
Pimenta q.b




Preparação:
- Bata com ovos, junte coentros e tempere com sal e pimenta. Reserve.
- Pique o alho e as chalotas, corte os pimentos em tiras finas e a courgette em cubos pequenos.
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Numa frigideira, deite o azeite, depois junte o alho, as chalotas, os pimentos e a courgette, deixe saltear durante cerca de 5 minutos.
- Por cima dos legumes, deite os ovos.
Deixe cozinhar a parte de baixo até que o ovo junto à extremidade da frigideira esteja cozinhado e fique dourado. - Retire do lume e por cima polvilhe com o parmesão ralado
- Leve a frigideira ao forno alguns minutos até que fique levemente dourado.
- Acompanhe com salada.




26 junho, 2015

Risotto de bacalhau

Quem já conhece o blog já estará habituado ao facto de eu gostar de experimentar sabores e receitas diferentes, tal como é o caso da receita de hoje.
Na gastronomia portuguesa temos imensas receitas deliciosas com arroz, desde arroz de peixe, arroz de tamboril, arroz de polvo e por aí fora, uma das características dessas receitas é o facto de o arroz ficar malandrinho, bem apurado e delicioso.
Sou uma grande fã desse tipo de receitas mas também adoro um arroz cremoso, daí adorar risotto e gostar tanto de experimentar diferentes ingredientes. Uma das minhas últimas experiências decidi preparar um prato de arroz diferente, muito cremoso, mas ao mesmo tempo dar-lhe um toque tradicional q.b. ao juntar-lhe algo tão habitual nas nossas cozinhas como o bacalhau.
Uma receita diferente que aposto vai surpreender aí por casa!




Ingredientes:
1 embalagem de bacalhau desfiado
15g coentros
1 cebola
2 dentes de alho
200g tomate em pedaços
50g vinho branco
300g arroz para risotto
800g água ou caldo de peixe
50g queijo Amanteigado Lacticínios do Paiva
Sal q.b.
Pimenta q.b.




Preparação:
- Pique os coentros e o queijo 3seg, Vel 9. Retire e reserve.
- Pique a cebola e o alho 5seg, Vel 5, junte o azeite e o tomate, refogue 5min, Temp 100º, Vel 2.
- Junte o vinho branco, a água, o arroz, o bacalhau e tempere com sal e pimenta, programe 8min, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- Solte o arroz e rectifique o tempero, programe 8min, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- Adicione os coentros e queijo reservado, envolva com a espátula.
- Sirva.




Nota:
Pode usar outros legumes, como espinafres, espargos ou cenoura, e se quiser pode juntar camarão.

25 junho, 2015

Crème brulée de chocolate negro e laranja

É um facto que eu não faço sobremesas regularmente, quem visita o blog regularmente já estará habituado... acho que acabo por me "dedicar" mais aos pratos principais, entradas e petiscos, depois acabo por me "esquecer" dessa parte tão interessante da refeição. Mas por outro lado, e precisamente porque faço sobremesas tão poucas vezes, então quando decido preparar uma tento sempre fazer algo diferente, que não tenha feito antes e que seja algo verdadeiramente tentador e guloso.
Uma das minhas sobremesas preferidas é o crème brulée!
Essa sobremesa francesa tão requintada, já tinha feito algumas experiências com chocolate branco e com alfazema... desta vez quis combinar sabores diferentes e lembrei-me então da combinação clássica de laranja e chocolate.
Visualmente este crème brulée é diferente já que devido ao uso do chocolate negro aquela crosta tão característica desta sobremesa não é tão visível, mas acreditem que depois da primeira colherada não vão conseguir parar! 




Ingredientes:
500ml natas
1 vagem de baunilha

Raspa de 1 laranja
150g chocolate de culinária 70% cacau Pantagruel, em pedaços

60g açúcar amarelo
1 pitada de sal
5 gemas de ovo
Açúcar demerara q.b. para queimar





Preparação:
- Prepare a vagem de baunilha, usando uma faca corte-a ao meio, raspe as sementes e coloque no copo as sementes e a vagem.
- Adicione a raspa de laranja e as natas e programe 5min, Temp 90º, Vel 3.

Junte o açúcar e programe 3min, Temp 90º, Vel 3.
- Adicione o chocolate em pedaços e a pitada de sal, envolva e deixe derreter.
- Deixe arrefecer durante alguns minutos até que a marque a temperatura de 50º.
- Pré-aqueça o forno a 150º.
- Programe 1min, Vel 2 e através do bocal da tampa, deite as gemas em fio.
- Retire a vagem de baunilha e divida o creme por ramequins.
- Leve as taças ao forno, em banho maria, durante cerca de 20 a 30 minutos.
- Retire e deixe arrefecer.
- Polvilhe com o açúcar demerara e queime com um maçarico.
- Decore a gosto e sirva.




24 junho, 2015

Bolinhos de frango Thai

Na minha cozinha, mais precisamente na minha despensa, é indispensável ter as mais variadas especiarias, diferentes tipos de pimenta, molhos, óleo de coco... quando os supermercados fazem aquelas semanas temáticas de cozinhas do mundo, tenho sempre o cuidado de ver o folheto para ver o que me pode vir a ser útil no futuro para as minhas receitas.
Muitas vezes, esses ingredientes acabam por ficar armazenados à espera até que eu tenha inspiração de os usar nalguma receita.
Esta é daquelas receitas simples e rápidas, podem até fazer com antecedência e congelar para depois cozinhar noutra altura, e que podem adaptar facilmente: se fizerem os bolinhos mais pequenos serve como entrada ou petisco, de tamanho normal como prato principal e se os preferirem mais baixos e largos, então viram hambúrguers!
Ultimamente, em receitas deste género acabo por usar farinha de arroz que além de não ter glúten é muito mais leve e fácil de digerir que a farinha de trigo tradicional, mas claro que podem usar farinha de trigo (normal ou integral) ou até farinha de milho.




Ingredientes:
500g peito de frango
1 c. sopa de pasta de caril verde
2 chalotas
1 ovo
3 c. sopa farinha de arroz
1 c. chá molho de peixe
Óleo de coco q.b.




Preparação:
- Coloque no copo da Bimby as chalotas e pique 5seg, Vel 5.
- Junte peito de frango e programe 5seg, Vel 4 Colher Inversa.
- Junte os restantes ingredientes, excepto o azeite, e programe 5seg, Vel 4 Colher Inversa.
- Retire a mistura para uma taça e forme os bolinhos. Reserve no frigorífico durante cerca de meia hora.
- Numa frigideira pré-aquecida, deite o óleo de coco e cozinhe 3 ou 4 de cada vez, até que fiquem dourados de ambos os lados.
- Acompanhe com mistura chinesa ou salada e molho de soja ou sweet chilli.






Nota:
Para tornar a refeição mais práctica e económica pode usar frango desfiado que tenha sobrado de outra receita. Pode substituir a pasta de caril verde por paste de caril vermelho se preferir um sabor mais apimentado e o óleo de coco por azeite para fritar.

23 junho, 2015

Brunch na Commenda

Tenho a dizer que custou, mas estou verdadeiramente rendida ao brunch fora de casa e num sábado quente e cheio de sol o dia foi perfeito para experimentar mais um, desta vez o da Commenda.

22 junho, 2015

Doce de morango com água de rosas e baunilha

Eu adoro morangos e este ano está a ser generoso: os morangos têm sido bastante doces e sumarentos, além dos preços serem frequentemente muito em conta.
Adoro comer fruta ao natural e talvez por isso me custe um pouco estar a usá-la para fazer doces e compotas, mas também é verdade que depois de feito sabe muito bem... nada se iguala a uma compota caseira!
Fazer as compota em casa tem imensas vantagens: para começar, podemos comprar a fruta ou legume na sua época (quando é mais saboroso) e depois da compota feita ir saboreado ao longo do ano (só aplicável se não tiverem um marido guloso em casa); quando se tem abundância de alguma fruta ou legume é uma forma de evitar o desperdício; é mais económico do que as compotas de compra e acima de tudo, sabemos exactamente o que estamos a comer. Se todas estas vantagens não forem suficientes, basta pensar que podemos usar compota em tanta coisa! Desde rechear bolos, nas torradas, com gelado ou crepes, nas panquecas ou se quiserem mimar alguém, como presente.
E desta vez, quis experimentar algo diferente... ocorreu-me que seria interessante combinar a doçura dos morangos com o aroma delicado da água de rosas, quando provei o resultado final só consegui dizer a mim mesma que já o deveria ter feito há mais tempo.




Ingredientes:
800g morangos, lavados e cortados em pedaços
400g açúcar amarelo
1 vagem de baunilha Vahiné
2 c. chá de água de rosas
Sumo de meio limão




Preparação:
Prepare a vagem de baunilha, usando uma faca corte-a ao meio, raspe as sementes e coloque no copo as sementes e a vagem.
- Coloque os restantes ingredientes no copo e programe 30min, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- No fim deste tempo, programe 15min, Temp Varoma, Vel Colher Inversa, sem o copo de medida, mas com o cesto sobre a tampa para evitar o risco de salpicos.
- Retire a vagem de baunilha.
- Distribua o doce em frascos previamente esterilizados.





Nota:
Podem preparar a receita com menos açúcar, nesse caso recomendo por motivos de conservação a manter a compota no frigorífico. 
A água de rosas para culinária encontra-se à venda em lojas gourmet.

19 junho, 2015

Linguine com pesto e vieiras braseadas

Uma caixa de vieiras no congelador, um pouco de pesto no fundo de um frasco e metade de uma embalagem de massa... o que fazer?!
A verdade é que eu queria mesmo era comer as vieiras, não tinha ideia de como as usar numa receita e ainda que pudesse simplesmente ter feito uma entrada, apetecia-me algo verdadeiramente indulgente. Lembrei-me então desta receita que fiz há alguns meses atrás e decidi adaptá-la aos ingredientes que queria usar.
O segredo para cozinhar as vieiras na perfeição é na realidade muito simples: basta temperar com e sal e pimenta, usar uma frigideira bem quente, com azeite ou se preferirem manteiga, e deixá-las saltear muito pouco tempo (o tempo varia consoante sejam mais ou menos espessas).  
As vieiras, sejam frescas ou congeladas, nunca são baratas. mas acreditem que vale a pena experimentar!




Ingredientes:
250g massa tipo linguine
Azeite q.b.
2 dentes de alho esmagados
1 embalagem de vieiras congeladas
2 c. sopa molho pesto 
Sal q.b.
Pimenta q.b.



Preparação:
- Tempere as vieiras, previamente descongeladas, com sal e pimenta. Reserve.
- Coza a massa em água abundante, durante cerca de 7 minutos e, quando estiver cozida, escorra e reserve.
- Numa frigideira com azeite, deite o alho e depois junte as vieiras, deixe saltear durante cerca de 2 minutos de cada lado. Retire e reserve.
- Adicione o pesto à frigideira e depois junte a massa, envolva.

- Sirva o linguine com as vieiras. 




18 junho, 2015

Perninhas de frango indianas com molho de iogurte

Adoro estar sempre a provar novos sabores e pratos, assim como experimentar receitas diferentes, mas também existem aqueles pratos que são já habituais na minha cozinha.
Uma das coisas que mais gosto, desde pequena, é de frango assado e outra paixão, essa mais tardia, é a comida indiana. Faço várias vezes receitas de frango, sejam elas preparadas com o peito, coxas ou pernas, seja num caril, numa massa, em espetadas ou recheados, mas  sem dúvida que preparar o frango no forno é a minha preferida!
Claro que o desafio é algo do género: como é que posso preparar frango no forno, mas sempre de uma maneira diferente? E é aí que os temperos fazem toda a diferença! Desde as ervas aromáticas, ás especiarias mais simples ou mais exóticas, todos temos no armário da cozinha ou na despensa algo que facilmente pode "transformar" uma receita, basta estar disposto a experimentar.




8 perninhas de frango
1 c. sopa azeite
1 c. sopa Segredos Mundo Índia
Sumo de 1 lima
1 iogurte grego natural
1 pitada de cominhos Margão
1 pitada de paprika Margão
Sal q.b.
Pimenta q.b.




Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Numa taça, misture o azeite, segredos Índia e sumo de meia lima, envolva e depois esfregue as perninhas de frango com esta mistura.
- Coloque num recipiente para forno e deixe cozinhar durante cerca de 30 minutos ou até que estejam cozinhas e com a pele dourada.
- Depois prepare o molho de iogurte, numa taça misture o iogurte, as especiarias, o resto do sumo de lima e tempere com sal e pimenta, envolva e rectifique os temperos.
- Sirva o frango com o molho de iogurte e salada.



17 junho, 2015

Massada de Bacalhau

À semelhança deste arroz de pato, também esta deliciosa massada foi preparada com uma base para refeições da Biofresh.
A base de pato permite elaborar várias receitas como o arroz de pato, canja ou empadão, a base de bacalhau é igualmente versátil, eu optei por fazer uma massada de bacalhau, mas poderia ter preparado um arroz de bacalhau, bacalhau à brás, com natas ou com broa. 
Para simplificar, se quiserem podem usar apenas um tipo de pimento, eu gosto de usar vários porque adoro a cor que os pimentos são a um prato, tornando-o mais apelativo.
Um prato tradicional e reconfortante, muito simples, mas ao mesmo tempo leve e por isso é perfeito para dias quentes.




Ingredientes:
1 embalagem de Base para receitas de Bacalhau Biofresh
1 pimento verde
1 pimento amarelo
1 pimento vermelho
200g massa tipo cotovelo
Água q.b




Preparação:
- Num tacho, colocar a base de bacalhau a descongelar em lume brando.
- Arranje os pimentos, retirando as sementes e cortando-os em cubos
- Adicione a água e deixe levantar fervura.
- Junte os cotovelos e cozer o tempo indicado na embalagem.

- Rectifique o tempero.
- Sirva.




16 junho, 2015

Passatempo Imporchá

Em parceria com a Imporchá e para celebrar que a página do blog no facebook atingiu os 8000 likes começa hoje um passatempo.
O passatempo decorre no facebook, terminando aqui no blog com o preenchimento do formulário com os dados.


Colecção de chás Bemestar TLC


Para ganhar esta colecção de chás, basta seguir estas regras:
1) Fazer like no facebook da Imporchá
2) Fazer like no facebook do blog
3) Partilhar a imagem do passatempo no facebook e deixar um comentário identificado 3 amigos
4) Cada participante pode participar uma vez por dia
5) Preencher o formulário abaixo até dia 26 de Junho às 23h59.




O vencedor será seleccionado por random.org. e depois contactado via email para fornecer a morada para onde será enviado o prémio.
Passatempo válido para Portugal.

Brunch no Tartine

O brunch está na moda, disso não existem dúvidas e hoje em dia existem imensas opções por toda a cidade, desta vez fomos experimentar o brunch no Tartine, em pleno Chiado.

15 junho, 2015

Beringela parmegiana

Começamos esta semana com uma receita vegetariana e sinceramente, tendo em conta os últimos dias que foram tão cinzentos e de chuva, não podia ter escolhido receita apropriada.
Confesso que a beringela não é dos meus legumes preferidos, mesmo para rechear dou sempre preferência à courgette, mas desde a minha última visita a um restaurante italiano (de verdade!) que esta receita de beringela parmegiana ou como diriam os italianos: melanzane alla parmegiana, não me saía da cabeça.
A maioria das receitas que encontrei online indicavam que a beringela deveria ser envolvida em farinha de trigo e depois frita, eu optei por pincelar as rodelas de beringela com azeite e depois grelhar, assim poupei tempo na cozinha e reduzi as calorias.
Pode não ser tão autêntico quanto a receita original por isso encarem esta receita como uma espécie de "clássico reinventado", e pode não ter ficado tão bom quanto o do restaurante, mas com mais uns ajustes.. quem sabe!




Ingredientes:
2 beringelas
Azeite q.b.
Polpa de tomate refogado Compal da Horta q.b.
2 embalagens de queijo mozzarella
Oregãos q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.




Preparação:
- Lave as beringelas, depois usando a mandolina com a placa de corte mais larga, corte as beringelas em rodelas.
- Polvilhe as rodelas com um pouco de sal grosso e deixe-as escorrer durante 30 a 45 minutos.
- Passe as rodelas de beringela por água e seque-as em seguida.
- Corte o queijo mozzarella em rodelas ou se preferir utilize um ralador.
- Pincele as rodelas de beringela com um pouco de azeite e depois coloque-as numa frigideira ou grelha, deixe cozinhar por alguns minutos, para que fiquem macias.
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Num tabuleiro de forno, coloque um pouco de polpa de tomate no fundo, seguido de rodelas de beringela, novamente polpa de tomate, depois junte o mozzarella e por fim, tempere com sal e pimenta e polvilhe com oregãos.
- Leve ao forno durante 15 minutos ou até que o queijo derreta e fique dourado.



12 junho, 2015

Frittata de presunto e tomate

Hoje é sexta-feira e aqui fica mais uma sugestão para o vosso fim de semana!
Eu adoro frittatas, por serem deliciosas e versáteis, e acho que são fantásticas para os fins de semana em que se acorda mais tarde ou simplesmente queremos passar menos tempo na cozinha. Existem mais dois factores que me fazem adorar frittatas: o facto de ao contrário da omelete ser servida aberta e a finalização ser feita no forno, acho que isso lhe dá um sabor completamente distinto.
Já tenho várias receitas de frittatas publicadas no blog, posso dizer que gosto de todas... mas sinceramente esta é uma das minhas preferidas porque eu adoro a combinação do tomate doce e sumarento com o presunto salgado.
Para quem gosta de ovos, certamente vai adorar!




Ingredientes:
6 ovos
1 c. sopa parmesão ralado
1 c. sopa oregãos
1 fio de azeite
1 cebola roxa pequena picada
1 alho picado
100g presunto em fatias
75g queijo Amanteigado Lacticínios do Paiva ralado
10 a 12 tomates cereja ou chucha, cortados ao meio
Pimenta q.b.




Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 150º.
- Bata os ovos, junte-lhe o parmesão ralado e os oregãos.
- Numa frigideira com azeite, salteie a cebola e o alho durante 2 a 3 minutos.
- Junte o presunto, deixe saltear por mais 2 minutos, mexendo ocasionalmente.
- Junte os ovos e por cima espalhe o queijo ralado.
- Distribua o tomate e tempere com sal e pimenta.
Leve a frigideira ao forno até que o queijo derreta.
- Acompanhe com rúcula ou outro tipo de salada.




Nota:
Podem substituir o queijo amanteigado por parmesão ou mozzarella.

11 junho, 2015

Espargos verdes envolvidos em presunto e vieiras salteadas

Às vezes, as pessoas perguntam-me como é que consigo ter sempre receitas diferentes para publicar... bem, é bastante simples até: não gosto de estar sempre a comer as mesmas coisas! E isto aplica-se quer em casa, quer em restaurantes, já que só repito restaurantes com algum tempo de intervalo.
Claro que existem determinados pratos ou receitas que gosto de comer com mais frequência, mas no geral gosto de estar sempre a experimentar coisas diferentes.
Esta receita é um exemplo disso: foi a primeira vez que usei espargos! Já devem certamente reparado que os espargos são caríssimos, por isso quando um dia vi que estavam em promoção no supermercado, decidi aproveitar e vieram comigo para casa.
A minha ideia foi fazer uma receita que servisse como entrada e que eventualmente pudesse estar na mesa do brunch cá em casa ao fim de semana, então fiz uma combinação clássica em que juntei os espargos ao presunto e a estes vieiras simplesmente salteadas.
Esta é uma daquelas receitas que servem para nos mimar, uma pequena extravagância!




Ingredientes:
1 molho de espargos verdes
340g presunto
1 embalagem de vieiras congeladas (aprox 180g)
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.




Preparação:
- Descongele previamente as vieiras.
- Pré aqueça o forno a 180º.
- Lave os espargos e corte cerca 2cm da parte da base. Se os espargos forem finos e tenros, não necessita de descascar, se for necessário descasque-os até a zona superior usando um descascador.
- Deite um pouco de azeite num tabuleiro de forno ou pyrex.
- Enrole cada espargo numa fatia de presunto e coloque um a um no tabuleiro, tempere com pimenta e por cima deite mais um fio de azeite.
- Leve ao forno durante 15 minutos ou até que o presunto fique dourado.
- Quando os espargos com presunto estiverem quase prontos, prepare as vieiras.
- Tempere as vieiras com sal e pimenta.
- Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite e adicione as vieiras, deixando cozinhar cerca de 2 a 3 minutos de cada lado até que fiquem douradas, mas com o cuidado de não cozinhar demasiado.
- Sirva as vieiras com os espargos, acompanhe com pão torrado e se quiser, salada.




Nota:
Já é possível encontrar vieiras de boa qualidade e provenientes de pesca sustentável congeladas no supermercado.

10 junho, 2015

Pescada gratinada com legumes

Confesso que por vezes me falta a imaginação (bem, calculo que isso aconteça a toda a gente) e que nos pratos de peixe tenho sempre alguma dificuldade em variar tanto nas receitas, mas a verdade é que embora coma peixe todo o ano agora com os dias de sol e calor, parece que sabe melhor.
Esta é uma daquelas receitas que não dá quase trabalho nenhum e cuja ideia é agradar a todos, já que por norma toda a gente gosta de um bom gratinado.
É uma excelente receita para de incentivar o consumo de peixe e melhor que isso podem misturar vários vegetais diferentes, dependendo do que tiverem no frigorífico, como cenoura, alho-francês, espinafres ou grelos, brócolos, cogumelos... tudo depende do vosso gosto.
Depois com o béchamel e um queijo delicioso a finalizar, não há quem resista!




Ingredientes:
2 embalagens de lombos de pescada
Sal q.b.
Pimenta q.b
1 c. chá Aneto Margão
80g queijo Amanteigado Lacticínios do Paiva
3 cenouras
500g alho-francês
600g leite magro
60g farinha
50g manteiga
1 pitada de noz-moscada

1 pitada de alho em pó Margão





Preparação:
- Coloque os lombos de pescada num tabuleiro de forno ou pyrex, tempere com sal, pimenta e aneto. Reserve e deixe ganhar sabor durante cerca de 30 minutos.
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Coloque o queijo no copo da Bimby e rale 3seg, Vel 9. Retire e reserve.
- Corte o alho-francês às rodelas e sem lavar o copo, coloque a cenoura e rale 5seg, Vel 5, reserve numa taça.
- Prepare o béchamel e coloque no copo o leite, a farinha, a manteiga, a noz-moscada e o alho em pó e programe 8min, Temp 90º, Vel 4.
- Envolva os legumes no béchamel e depois verta a mistura por cima dos lombos de pescada, por cima coloque o queijo ralado.
- Leve ao forno cerca de 20 a 30 minutos.





Nota:
Se preferir pode usar medalhões de pescada ou outro tipo de peixe

09 junho, 2015

Kizzy - Luxury Burgers & Delicacies

Nesta era em que as hamburguerias têm aparecido quais cogumelos por todo o lado e que são copy/paste umas das outras, a Kizzy é uma verdadeira lufada de ar fresco!

08 junho, 2015

Salada de cuscuz grega

Já chegaram os dias de sol e embora ainda seja Primavera os dias quentes pedem refeições mais leves e com sabores mais frescos.
Adoro preparar receitas com cuscuz, é um ingrediente tão simples de usar e muito versátil, embora isoladamente não tenha um sabor característico é muito fácil de transformar naquilo que quisermos.
Esta receita tem inspiração grega, preparada com o queijo feta, as azeitonas e o tomate, é perfeita como entrada, acompanhamento de carne ou peixe, ou mesmo prato principal.
Podem servir esta salada morna ou fria, o que também a torna óptima para levar na marmita ou para um piquenique.




Ingredientes:
200g cuscuz
250ml água a ferver
1 embalagem de queijo feta
1 cebola roxa
250g tomate cereja
50g azeitonas pretas, sem caroço
Coentros picados q.b.
1 c. sopa azeite
Sumo de meio limão
Sal q.b.
Pimenta q.b.




Preparação:
- Numa taça, deite o cuscuz e junte sal, pimenta e sumo de limão, misture bem e deite a água a ferver. Tape a taça e reserve.
- Pique a cebola e os coentros, corte o queijo feta em cubos e os tomates cereja ao meio, depois pique as azeitonas grosseiramente, coloque tudo numa taça e deite o azeite, os oregãos e tempere com pimenta. Envolva.
Destape a taça de cuscuz e eco um garfo solte-o, junte a mistura de vegetais e queijo feta e envolva.
- Sirva morno ou frio, como acompanhamento ou prato principal.