Felizmente, pelo menos tanto quanto sei, não sou intolerante ao glúten ou a qualquer outro tipo de alimento, mas a verdade é que adoro experimentar novos ingredientes, novas receitas e sair da minha zona de conforto. Ao mesmo tempo, estou a ler este livro que fala nos efeitos nocivos que o trigo, o glúten e outros causam ao nosso cérebro, infelizmente faz todo o sentido e é algo um pouco assustador! Mas pronto, isso é assunto para outro post...
A receita de hoje é duplamente doce: as waffles são deliciosas e como se isso não bastasse também são saudáveis, livres de glúten. Já fiz outras receitas de waffles, aliás esta receita é uma adaptação disso mesmo, mas sem dúvida que estas são as minhas preferidas! Mas não acreditem em mim, experimentem em casa... Não têm máquina de waffles?! Não faz mal, usem uma frigideira anti-aderente e façam panquecas =)
Ingredientes:
3 ovos
250g leite magro
250g farinha para bolos Nutrifree
1 c. chá fermento
100g manteiga sem sal
1 pitada de sal
100g açúcar
2 c. sopa coco ralado
Para decorar:
Morangos q.b
Mel q.b.
Preparação:
- No copo da Bimby, coloque todos os ingredientes excepto o coco ralado e programe 1min, Vel 6.
- Adicione o coco ralado e programe 20seg, Vel 3.
- Ligue a máquina de waffles e quando esta estiver pronta, unte com óleo ou manteiga ou pulverize com spray.
- Vá colocando a massa na máquina, deixe cozinhar, reserve as waffles à medida que vão ficando prontas e repita o processo até acabar a massa.
- Por cima da waffles deite um pouco de mel e sirva com os morangos.
Notas:
Pode substituir o leite magro, por leite de soja, de amêndoa, de arroz, etc.
Pode usar açúcar branco refinado ou açúcar mascavado.
Se preferir, decore com açúcar em pó.
Podes enviar uns quantos p'ra mim pf? ;)
ResponderEliminar_________________
Ana Teles | Telita
blog: Telita na Cozinha
Ficaram lindos!!!
ResponderEliminarAcho mesmo assustadora a nossa dependência do trigo, e embora ainda não tenha lido nadaem concreto, confesso que stou com vontade de ler esse livro que estás a ler.
ResponderEliminarAcho que o melhor é começar por inventar, dar largas à imaginação e criar combinações diferentes, saborosas e que nos satisfaçam. Gostei muito destas waffles, mas vou ter de experimentá-las em formato panqueca (a maquineta das waffles já se foi à muito).
Têm um excelente aspecto, se são mais saudáveis e se são guilty free melhor!
ResponderEliminarBjoka
Rita
Ai que fome me deram estas Waffles!
ResponderEliminarPara além de deliciosos, pois adoro waffles, a apresentação está maravilhosa. Ficaram mesmo lindos Marisa. Beijinhos
ResponderEliminarEu sou apologista que o importante é ter-mos uma alimentação variada dando prioridade a alimentos saudáveis e cometendo alguns erros pontuais. Todas as teorias devem ter algum fundo de verdade mas, na minha opinião, não são para serem seguidas à risca, servem apenas como linhas orientadores. Os teus waffles parecem-me perfeitos e a apresentação está super.
ResponderEliminarBjs
Não se tratam de teorias nem de linhas orientadoras, já existem estudos há mais de 20 anos em como o trigo, gluten e outros não só contribuem para o aparecimento de diversas doenças (diabetes, cardíacas, etc) como demência; basta pensar que o trigo que consumimos agora não é igual ao trigo de há 50 anos já que o actual é, em muitos casos, geneticamente modificado.
EliminarOh meu Deus...sempre que venho aqui as este cantinho, fico cá com um apetite...
ResponderEliminarBeijinhos
food&emotions
http://fefoodemotions.blogspot.pt
Confesso que não sei se consigo passar os meus dias sem comer pão :)
ResponderEliminarAndo curiosa com esse livro.
Ficaram lindos, esse formato é deslumbrante, assim como o pratinho, gosto desta sugestão perfeitos para o lanche.
beijinhos
Marisa,
ResponderEliminarprecioso ter uma máquina de waffles já, estou aqui babando na sua receita, as
fotos estão lindas e irresistíveis!
Bjs
Que lindos!!! Ficaram fantásticos!
ResponderEliminarE com moranguinhos, nham, nham :)
Beijinho
Recanto com Tempero
http://recantocomtempero.blogspot.pt/
que delicia amiga e que perfeito amei demais bjokas doces
ResponderEliminarFicaram lindos e super tentadores.
ResponderEliminarAdorei..adorei
bj
Que lindas waffles.
ResponderEliminarFelizmente também não sou intolerante ao glúten mas, por vezes, também gosto de comer bolachas, pão ou outros alimentos sem a presença do glúten.
Não li o livro e muito sinceramente não quero ler. Acho assustador o facto de já ter lido mil e umas coisas que fazem mal a isto ou aquilo e quando damos conta não podemos comer nada...
Não estou a criticar quem o faz, atenção. Mas eu prefiro não pensar demasiado nessas coisas. No entanto, tento ter algum cuidado e por isso e por já ter dito que também gosto de me privar do glúten de vez em quando, vou levar esta receita comigo pois tem belíssimo aspecto e sei que vou adorar porque tem um dos meus ingredientes preferidos: o côco.
Beijinhos
- Que belos que ficaram, deliciosos com certeza!
ResponderEliminarEu não gosto de fundamentalismos. O importante é que cada um se sinta bem com o que come, o que para mim é bom poderá não ser para os outros, graças a Deus somos todos diferentes senão o Mundo tombava para um só lado!
ResponderEliminarGostei das tuas waffles, estão bem apetitosas :)
Quanto ao que faz mal ou faz bem, o melhor é não entrarmos em pânico. Há tantos alimentos que antigamente eram considerados como sendo prejudiciais para a saúde e hoje a opinião já é outra. Penso que devemos ter um pouco de bom senso, fazer um alimentação equilibrada, não abusar das gorduras e açúcares e ir comendo um pouco de tudo.
ResponderEliminarQuanto às waffles, pode vir já uma para começar! ;)
Bjs
Vanda
Adorei o formato esses waffles :) Perfeitos!
ResponderEliminar-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
-
Oi Marisa!!!
ResponderEliminarEu sou apaixonada por waffles, mas nunca experimentei uma receita sem glútem, adorei a sugestão!!! Beijos e uma linda semana pra você! =)
Já li tanta coisa a dizer mal do glúten... Mas não gosto de ler livros deste género. Porque uma pessoa a lê-los (e normalmente quem os lê é influênciável) fica com a ideia de que o glúten é o causador de todos os males, depois estudos sobre isso são indicados mas só, claro, aqueles que suportam essa teoria, e é escrito um livro inteiro com essas bases. Mas acontece muito: é o veganismo que faz maravilhas; depois a carne é que é boa; e até que devíamos todos correr descalços... É como ver um documentário: as pessoas fazem uso dos melhores argumentos e e capacidade de persuasão e, no momento, parece que faz tudo muito sentido, mas depois aparece um documentário a defender o oposto e faz sentido também. Gosto de ver as coisas por mim, ler vários artigos, estudos ou simplesmente comentários informados. Acho que nunca iria deixar de comer glúten por inteiro, mas reduzir nunca faz mal; especialmente se podes ter um pequeno-almoço delicioso como este ;)
ResponderEliminarCompreendo perfeitamente, estou a ler o livro lentamente exactamente para ir comparando com outros estudos, mas sendo escrito por um neurologista (que também é nutricionista) acho que tem outras implicações.
EliminarEu me vejo capaz de corar por completo com o gluten, mas se puder continuar a reduzir (como tenho feito gradualmente) e encontrar alternativas igualmente saborosas é positivo! E estas waffles nem parece que firam feitas com uma farinha diferente do normal ;)