Quem me conhece e visita este blog com alguma regularidade sabe que adoro comida indiana e por isso podem imaginar como fiquei entusiasmada! Mais ainda, quando verifiquei que os pratos a confeccionar seriam todos vegetarianos e a verdade é que tenho feito poucos pratos vegetarianos indianos.
O workshop aconteceu na Comunidade Hindu, em Telheiras.
Começámos numa pequena visita pelo templo e por uma breve explicação da religião hindu, depois passamos ao workshop. Como eram várias receitas, várias coisas foram sendo feitas em simultâneo e cada participante ficou com uma tarefa.
Fizemos bhajiya, que foram carinhosamente baptizados de peixinhos da horta à indiana, que consiste em fazer um polme com farinha de grão e envolver o ingrediente no polme (fizemos com batata, banana e beringela, mas podem usar outros ingredientes) e depois fritar.
Uma sopa de lentilhas com tomate e especiarias diversas.
Um caril de ervilha, batata e beringela, com muitas especiarias e contrariamente ao que normalmente vemos ou provamos, feito com água não leite de coco.
A sobremesa era rava no sheero, um doce de sémola de trigo.
É feito com sémola de trigo, ghee, leite e cardamomo, entre outros ingredientes.
Para acompanhar arroz jerra, que é arroz de cominhos, salada de mung germinado, uma salada fresca e aromática, um chutney rápido, feito com ketchup e vários vegetais.
E... não poderia faltar o famoso pão chapati!
Nunca tinha experimentando fazer, mas sei que não e fácil... é preciso alguma paciência, não fazer demasiada pressão ao esticar e perceber quando é que é preciso passar pela farinha. Portanto, não sendo pão e bolos uma especialidade minha, foi um misto de espanto e orgulho que senti quando fiz o meu primeiro chapati e estava... perfeito!
Aprendemos também como fazer o chá indiano, o masala chai que segundo nos foi dito é o que normalmente bebem pela manhã, mas também serve para acompanhar as refeições e acreditem quando vos digo que dá mais energia que qualquer café!
No final, o nosso almoço foi tudo aquilo que tínhamos acabado de cozinhar!
Para quem tiver interesse em conhecer o templo, saber mais sobre a religião hindu ou fazer workshops (gastronomia, tatuagens, danças, etc), tem aqui os contactos e além disso, a cantina do templo (cerca de 10€ pela refeição completa) está aberta ao público caso queiram experimentar!
Ai Marisa que inveja!
ResponderEliminarDa boa claro...como gostava de participar assim num workshop! parece-me tudo delicioso...
uma beijoca
Deve ter sido muito interessante .
ResponderEliminarTanta coisa boa...
bjs
Que maravilha Marisa, belo evento, a gastronomia indiana é tudo de bom!
ResponderEliminarBjs ♥
Adoro gastronomia indiana, gostava de ter estado aí
ResponderEliminarbjs
Que inveja, como eu gostava de ter ir também, sou completamente apaixonada pela Índia, os meus amigos dizem que nasci no local errado :D
ResponderEliminarCá em casa faço muitas vezes o pão indiano, a minha irmã adora, e eu adoro o chá tb.
Pena aqui no Porto não fazerem.
Bj
Que delicia de evento Marisa, sabendo o quanto você aprecia a culinária indiana, esse evento com certeza foi muito proveitoso. Gosto desses eventos em que aprendemos várias técnicas com legumes e vegetais, resultando em uma refeição saudável e gostosa. Os pratos apresentados estão lindos e o melhor de tudo foi poder degustar a todos. Lindas fotos.Beijinhos
ResponderEliminarque maravilhoso minha amiga gameiiiii
ResponderEliminarbjus doces
Oi Marisa, que maravilha participar de um evento desse. Eu não conheço muito da culinária indiana, mas pelas fotos acho que estou perdendo por não me informar melhor sobre ela.
ResponderEliminarParabéns pela participação!
Bjssssssss
Eu adoro comida indiana e acho esse workshop uma maravilhsa :) Deve ser bem engraçado!
ResponderEliminar-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
-
Adorei este workshop, foi super enriquecedor e delicioso. Além de que te conheci pessoalmente e essa parte foi dada melhores também :) que hajam mais oportunidades!
ResponderEliminar